Foto: Belita Lira

Por Ana Beatriz, Everton Félix, Felipe Ribeiro, Gabriel Mattos e Natalhia Pereira 

O segundo dia da Semana de Comunicação 2025, produzida e sediada pelo Departamento de Comunicação Social da UFRN (Decom) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), iniciou suas atividades nesta terça-feira (08), às 14h. A programação, com oficinas, minicursos e mesas de debates, seguiu toda a parte da tarde e noite, até às 22h.

A primeira mesa do dia teve como tema “Publicidade e seu papel social”. As discussões foram mediadas pela professora Lilian Muneiro (Decom), e contou com a presença de Marcela Costa (Decom) e Mônica Tavares, da Agência de Inovação da UFRN (AGIR/UFRN).

Além de introduzir um panorama histórico do jornalismo desde as “Diretas Já!”, de 1983, até os dias de hoje, a palestra também abordou a importância da comunicação publicitária e analisou de forma crítica a responsabilidade do profissional da área. Além disso, foi discutido ainda, as rápidas transformações que o campo da comunicação social vem passando nos últimos tempos e o uso de estratégias mercadológicas dentro do jornalismo.

Foto: Luanne Maria

Dentre as oficinas ministradas pela tarde, foram abordados os temas: “Produção de Vídeos no Capcut”, “Telenovela Brasileira: Gênero, formato e as transformações na serialização contemporânea”, “Kindle e Audible para estudantes e pesquisadores: ferramentas e recursos essenciais” e “Mulheres na Ciência: Primeiros passos na trajetória acadêmica”.

Foto: Helena Moraes

Na parte da noite, o auditório do Decom se encheu para o lançamento do e-book “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar, volume 2”. A segunda mesa do dia foi ministrada pela professora Socorro Veloso e se dedicou a apresentar o e-book que reúne histórias de profissionais que marcaram o jornalismo norte-riograndense.

Foto: Isa Giovana

Fruto do trabalho de estudantes do curso de jornalismo, o projeto foi iniciado em abril de 2024, durante a disciplina de “Jornalismo Literário”. Dividido em 19 capítulos e depoimentos que separam cada personalidade, alguns dos nomes que marcam o e-book são os jornalistas: Célia Freire, Ricardo Rosado, Ciro Pedrosa, Maralice Freiras, Francisco Duarte e Ana Cadengue.

Foto: Larissa Silva

Para Osni Damásio, um dos entrevistados do projeto, “os próximos estudantes de jornalismo que vierem estudar aqui terão uma grande fonte de consulta”.

A Semana de Comunicação continua até esta quarta-feira (09), com mais oficinas, minicursos e três mesas de discussão.