A Comunidade Ballroom potiguar promove treinos semanais de preparo para os bailes | Foto: @tambureti

A cultura Ballroom segue sendo um espaço de resistência, celebração e reinvenção de imaginários. Neste sábado (27), às 19h, a Rua Chile, no bairro da Ribeira, acontecerá a  The Legacy House Ball, promovida pela Casa da Baixa Costura,  que promete conectar passado, presente e futuro através de  alentos e narrativas que moldaram a história da comunidade LGBTQIAP+.

Com o tema “Eras da Ballroom”, cada categoria será uma homenagem a momentos icônicos que transformaram a cena, destacando a essência de sua cultura e a resistência que a mantém viva. O tema da Ball é inspirado na pesquisa desenvolvida por Derek Prada Murphy, membro e pesquisador da comunidade ballroom desde 1985.

Preservando memórias e construindo futuro

“A Casa da Baixa Costura sempre esteve muito preocupada em manter viva a memória das pessoas que fizeram movimentações importantes na comunidade Ballroom, especialmente entendendo que são majoritariamente pessoas trans, pretas, racializadas, transmasculinidades que trouxeram relevância para cultura global”, destacou a Overall Princess Hiura Baixíssima.

A ballroom se espalhou pelo mundo, com cenas em vários países, como França, Japão, Brasil e África do Sul, cada um adicionando suas particularidades à cultura original de Nova York. | Foto: Ion Cavalcanti

A entrada para a The Legacy House Ball será 1kg de alimento não perecível, em uma ação solidária que beneficiará comunidades locais em situação de vulnerabilidade. O evento é financiado pelo Fundo Elas+ através do Programa Mulheres em Movimento 2023, reafirmando a importância de iniciativas que promovam a cultura LGBTQIAP+ e fortaleçam os laços comunitários.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by (@casadabaixacostura)


Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Ballroom potiguar, @Ballroomrn