Por Rute de Souza
Aconteceu hoje, 07, o tradicional desfile da independência na Praça Pedro Velho em Natal. Centenas de potiguares acompanharam o desfile que contou com a participação de aproximadamente 4.700 pessoas de diversos grupos como o Corpo de Bombeiros, as Forças Armadas, a Marinha, a Polícia, os Escoteiros do Brasil e diversas escolas municipais e estaduais. O prefeito Álvaro Dias participou do evento.
Em 2024, o desfile foi coordenado pela Aeronáutica do Brasil, e tem o intuito de celebrar a independência do país, que aconteceu em 7 de setembro de 1822. Proclamando por D. Pedro l às margens do Rio Ipiranga, a famosa frase “independência ou morte” marca o rompimento da ligação entre O Brasil colônia com Portugal.
Além de celebrar uma conquista histórica para o Brasil, essa data celebra também as instituições que movimentam o país e sobretudo a educação e a democracia. Esse ano, alguns grupos como a Guarda Municipal e a Força Aérea tiveram equipes apenas com mulheres e uma corporação desfilou com cachorros em prol da luta contra os maus tratos aos animais.
Popular em todo o Brasil, o desfile atrai tanto pessoas para prestigiar quanto para vender mercadoria. É o caso da Patrícia Alves que foi com suas filhas vender água e refrigerante. “Desde que minhas filhas eram pequenas eu trago elas pra ver, e, pra aproveitar, esse ano trouxe algumas bebidas pra vender. Vendi praticamente tudo e deu pra aproveitar bastante”, conta a empresária satisfeita.
É muito comum a participação de crianças, que ficam deslumbradas ao ver os veículos com as sirenes passando. O guia de turismo, Zimmermann Ferreira, levou seu filho de 5 anos pela primeira vez ao desfile que curtiu muito a experiência de ver de perto os personagens que via na televisão. “Faz 2 anos que eu não vinha pro desfile, mas decidi vir pra trazer meu filho que se divertiu muito. Tirou foto com todos os policiais que passavam”, conta animado.