Por Gil Araújo/Agência Fotec

No próximo sábado, 03, o Babados Bar, localizado na Zona Norte de Natal, será palco de uma celebração única e especial: a “Ball dus Meninus”. O evento, que começa às 18h, é organizado pelo Cunt de Cria RN em parceria com a Casa da Baixa Costura e visa celebrar as existências transmasculinas em comunidade.

Lideranças como Casixtranha, Casa de Acúenda e Casa da Baixa Costura organizam eventos, treinos e oficinas de preparo para as balls | Foto: Jair Libanio

A produção do evento está a cargo de OA Princess Hiura Baixíssima e Prince Lírio de Acúenda, com financiamento da Loka de Efavirenz e apoio do mandato de Divaneide Basílio e Babados Bar. 

No Brasil, a organização política de homens trans e transmasculinos têm ganhado notoriedade, seja com o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT), fundado em 2017, que se destaca na defesa dos direitos dessa comunidade, promovendo a conscientização sobre suas necessidades em saúde, educação e emprego, seja com diversos outros coletivos e iniciativas espalhados pelo país.

Esse movimento se reflete na cultura ballroom, uma tecnologia de promoção de vida e construção de futuros possíveis. Coletivos de pessoas transmasculinas têm fomentado redes de apoio e respondido às discriminações para garantir a liberdade de seus corpos. Iniciativas como a “Ball Cyber Acesso” em Santa Catarina, a “Ball dos Menino” em Brasília, e a “Kunt de Transmasc Ball” em São Paulo são exemplos desse movimento.

Arte por: Ló 007

A “Ball dus Meninus” promete ser um evento memorável, seguindo o exemplo dessas iniciativas. Prince Lírio de Acúenda destaca a importância dessas mobilizações: “Historicamente, narrativas dominantes têm marginalizado ou completamente excluído as experiências e contribuições de pessoas transmasculinas, reforçando estereótipos de gênero rígidos e binários que invisibilizam a diversidade de identidades de gênero. Valorizar essas mobilizações é crucial em um país onde violências transfóbicas interrompem a vida de pessoas trans diariamente”, finaliza. 

A escolha do Babados Bar como local do evento também carrega um simbolismo importante. Desde o início do ano, as lideranças da Ballroom RN têm traçado estratégias para descentralizar as atividades da ballroom. A escolha da Zona Norte se dá pela necessidade de estar mais próximo das pessoas negras, indígenas e periféricas. O proprietário do Babados Bar, uma figura importante no movimento político e artístico da Zona Norte, também reforça a economia circular e fortalece mutuamente a comunidade local.

O evento contará com a presença de jurados renomados como OA Princess Hiura Baixíssima, Prince Lírio de Acúenda e Aquiles Perigoso. O chanter será comandado por Fouder Mama Dorot Baixíssima e o set musical ficará por conta de Yann Baixíssimo.

Além de celebrar a vida em abundância, a “Ball dus Meninus” também oferecerá um cash prize  de R$100,00 para as categorias Face e Runway, exclusivas para travestis e transmascs, respectivamente. A ball ainda contará com outras categorias como: Baby Old Way, Baby Vogue e Hands. 

A “Ball dus Meninus” é um passo importante na luta diária por espaços seguros e vida em abundância. É uma celebração da plenitude da existência e da potência das transmasculinidades. A ballroom é uma tecnologia para a realização de sonhos, e todos estão convidados a fazer parte dessa celebração no dia 03 de agosto, às 18h, no Babados Bar, localizado na Av. Guadalupe Potengi, próximo a Praça de Eventos Iapssara Aguiar. Para mais informações, siga @Ballroomrn.