Por Ana Beatriz e Luan Vidal
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD) e o Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), realiza, nos dias 29 de julho a 02 de agosto, o primeiro Festival de Humanidades Digitais. O evento acontece no Auditório do Instituto do Cérebro e no Auditório do Instituto Ágora. As sedes serão palcos para palestras, tutoriais e debates. A ideia é aproximar as diferentes áreas das humanidades com as atividades do metrópole digital, além de focar no uso da tecnologia da informação e a inteligência artificial nas atividades típicas das ciências humanas.
Um dos organizadores do projeto, o professor do IMD César Rennó Costa, conta que a iniciativa do festival surgiu a partir da vinda da professora visitante, Aline Villavicencio, para o programa de pós-graduação em letras da UFRN. “O objetivo principal do encontro é aumentar o conhecimento das pessoas sobre as iniciativas de uso de tecnologia nas humanidades. Do ponto de vista da pesquisa, é uma oportunidade de aproximar pesquisadores e estabelecer colaborações nos temas propostos”, diz o docente. A organização do evento conta também com a parceria da professora Mahayana Godoy, do Departamento de Letras da UFRN.
A programação do festival começa na segunda (29), às 9h, com o Seminário “Educação na era das Tecnologia Digitais”, ministrado pelos professores Charles Madeira e Pierre Lucena. Em seguida, às 14h30, os professores Renan Moioli e Thomas Nowotny palestram sobre “Neurocomputação embarcada”.
Nos próximos dias, temas como História e Tecnologia, Direito, Comunicação e Tecnologia e Psicologia, Cognição e Tecnologia, serão discutidos. O evento tem seu encerramento marcado para o dia 02 de Agosto e a programação do dia ainda será definida.
Além dos palestrantes locais, também estarão presentes convidados internacionais e de fora do estado. Dentre eles, estão a Profª. Aline Villavicencio (University Of Exeter – UK), Profª. Lillian Hubner (PUC-RS), Profª. Natassja Pugliese (UFRJ) e Dr. Rodrigo Wilkens (Université Catholique de Louvain – Belgium).
O público alvo do festival é a comunidade acadêmica da UFRN, da graduação aos professores, e também aqueles que quiserem buscar conhecimento acerca dos temas expostos.
Todos os seminários são completamente gratuitos, não havendo necessidade de inscrição. Porém, os auditórios estão sujeitos a lotação.
A programação completa pode ser conferida no link: https://humanidadesdigitais.imd.ufrn.br/