Foto: Virgínia Fróes
Evento reúne mulheres para discutir questões feministas através de saúde mental e oficina mecânica

 

Por Virgínia Fróes

Nesta terça-feira (02), o Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN foi palco de um evento muito significativo para mulheres, principalmente em um setor composto em sua maioria por homens. A psicóloga Maria Graça da Costa e a estudante de Engenharia Elétrica, Weny Araújo, criaram o “Empodere-se” para discutir uma questão importante para todas as mulheres: saúde mental e o autocuidado. Além disso, também foi realizada uma oficina mecânica, onde as participantes aprenderam a fazer pequenos reparos elétricos.

No auditório do IMD,  estavam presentes mulheres de todas as idades, estudantes, pesquisadoras, professoras, cientistas e até quem estava de passagem se interessou pelo tema e marcou presença. Na sala, era possível sentir no ar um sentimento de companheirismo e identificação. Em um evento onde eram esperadas 20 pessoas, foi uma feliz surpresa ver que a quantidade triplicou: quase 60 mulheres ocupavam as cadeiras do local.

Foto: Virgínia Fróes

Maria Graça liderou o bate-papo sobre saúde mental. Durante a conversa, destacou-se a importância das mulheres em ocupar cada vez mais lugares, principalmente onde consideram que elas não pertencem. Em seguida, foi feita uma dinâmica onde grupos de mulheres deveriam desenhar um corpo feminino no papel e indicar como elas sentem as diversas ansiedades do dia a dia. Cada um dos grupos apresentou seus desenhos, falando sobre suas angústias, inseguranças e o que o peso que é colocado sobre elas. Após um rápido coffee break, Weny Araújo iniciou a oficina mecânica falando sobre ferramentas e reparos elétricos simples, onde as mulheres tiraram suas dúvidas sobre o assunto. Depois dessa aula rápida, a turma se uniu para construir uma pequena extensão que ao final, serviu para acender uma lâmpada e até carregar um celular, para a alegria de todas as presentes.

Foto: Virgínia Fróes

O Empodere-se surge como o início de uma rede de apoio através de discussões e conversas, para que sintam-se mais preparadas para enfrentar os desafios da vida. Gostar de si, acreditar no próprio potencial é um ato revolucionário para mulheres em uma sociedade que exige tanto delas.