Foto: Michelle Ariany

Por Michelle Ariany

Em sua terceira edição, O projeto Globo Lab – laboratório desenvolvido pela Rede Globo de Televisão, dentro do programa Profissão Repórter, que envolve a metodologia de troca de ideias e cocriação – é uma oportunidade aos jovens estudantes na busca de inovar as narrativas jornalísticas, abordando novas perspectivas e temas.

O GloboLab visitará Instituições de ensino e coletivos de comunicação parceiros em 22 palestras divididas em 15 cidades pelo país. Em Natal, o projeto esteve na última segunda-feira, dia 11, na Universidade Potiguar e na noite desta terça, dia 12, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Uma das participantes da palestra traz um relato de como foi o evento na noite desta terça, 12. “Hoje tivemos a oportunidade de conhecer e ouvir as contribuições da equipe do Profissão Repórter, através do projeto GloboLab. A jornalista Eliane Scardovelli contou um pouquinho da sua experiência no programa e fez com que pudéssemos enxergar, por meio de suas palavras, o quanto o jornalismo real, concreto e inspirador ainda resiste, mesmo em tempos difíceis”, diz Letícia França, estudante de Jornalismo da UFRN.

Para Daniele Ramos, estudante de Jornalismo, a palestra foi incrível. “Nós vemos sempre o resultado de todo o trabalho dos repórteres na televisão, mas saber como realmente acontece, nos bastidores, me deu outra perspectiva do programa. Ouvir deles que há várias etapas, como a observação, empatia e expectativa, mostrou que o que assistimos vai muito além da imagem. São histórias, vidas e famílias que precisam ser ouvidas e lembradas”, finaliza Daniele.

Após a etapa de palestras, as pessoas inscritas anteriormente poderão participar de um desafio em duplas: produzir uma reportagem audiovisual de três a cinco minutos. As dez melhores duplas de todas as cidades visitadas terão a oportunidade de participar de uma imersão com o jornalista Caco Barcellos, apresentador do programa Profissão Repórter, em São Paulo, no mês de Junho. Ademais, os trabalhos serão exibidos no site https://redeglobo.globo.com/globouniversidade/novidades/globo-lab/


O road show do Globo Lab segue viagem após esta etapa no Rio Grande do Norte e as próximas cidades que receberão a equipe do programa Profissão Repórter são: Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Niterói (RJ), Duque de Caxias (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Manaus (AM), Cuiabá (MT), Londrina (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Laguna (SC), São Bernardo do Campo (SP) e Guarulhos (SP).