Foto: Reprodução

 

Por Yasmin Alves

O evento “Diálogos: Democracia e Direitos Humanos” ocorrerá na próxima terça-feira (23), no auditório B do CCHLA (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes), às 19h. Organizado pelas professoras Aline Lucena, Marcela Costa e Lívia Cirne, através do Observatório Latino Americano de Comunicação, Mídia e Direitos Humanos (Amaru), o qual é integrado ao grupo de pesquisa Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídia e Cultura (Ecomsul), em parceria Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O diálogo contará com a presença de Rosa Negra, Coordenadora Estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), a qual falará sobre a atual conjuntura e o lugar dos Movimentos Sociais nesse processo, Sérgio Pessoa Ferro, Consultor jurídico do CRDH, de modo em que explicará as ameaças para com os Direitos Humanos e o Presidente do Sindicato dos Docentes da UFRN, Francisco Wellington Duarte, que vai abordar sobre a ascensão do fascismo no Brasil. O evento é gratuito e aberto ao público, não necessita fazer inscrições.

“A ideia do evento é contribuir com a reflexão crítica dos estudantes da UFRN. A democracia e os direitos humanos estão num cenário de grande ameaça. Estamos vivenciando um processo de profundas ameaças às liberdades e à luta por igualdade”, afirma Aline Lucena. Outro objetivo do evento é “provocar um diálogo crítico sobre o papel e a responsabilidade da mídia na atual conjuntura política”, finaliza.