12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização de Cardiopatia Congênita. Uma doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, que está presente no nascimento, mesmo que descoberta mais tarde. Ela ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário de uma estrutura cardíaca normal e as alterações do fluxo sanguíneo, resultantes desta falha, podem influenciar o desenvolvimento estrutural e funcional do restante do sistema circulatório.

Pensando nisso e com a grande frequência dos casos de Febre Reumática no Rio Grande do Norte, a Liga Acadêmica de Cardiopediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LACARP-UFRN) promove a I Jornada Norteriograndense de Cardiopediatria nos dias 11 e 12 de junho. A primeira edição ocorrerá no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal/RN. A Jornada busca propagar o conhecimento e apresentar a relevância do debate sobre as cardiopatias infantis. Ela faz parte da 1ª Semana Norteriograndense de Conscientização da Cardiopatia na infância, que ocorrerá entre os dias 11 e 15 de junho.

Segundo Pedro Silveira, estudante do terceiro período de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Jornada está com a parte científica, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e de palestras da Semana. “Os trabalhos submetidos à jornada serão avaliados pela SBC”, afirma Pedro. As inscrições estão abertas para a submissão de trabalhos e vai até o dia 29 de maio. Os trabalhos aprovados serão publicados como suplemento na Revista dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia (ABC). Além disso, os 6 melhores serão selecionados pela Comissão Científica para apresentação oral, a qual ocorrerá na noite do segundo dia do evento.

Raimundo Gabriel, estudante do terceiro período de Medicina na UFRN, afirma que a participação na Jornada é de grande importância. “Cardiopatias congênitas e adquiridas são um assunto pouco discutido no início do curso e das práticas. Por isso, montar uma bagagem de conhecimento prático e científico é fundamental”, diz o estudante.

Pedro também frisa que o evento é enriquecedor para todos os lados, tanto para os discentes, docentes e profissionais da área de saúde, pois há uma troca de conhecimentos com as pessoas mais e menos experientes, além de ter a paixão sobre o assunto.

Para mais informações e realizar a inscrições, acesse o link da I Jornada Norteriograndense de Cardiopediatria: https://jnrgcardioped.wixsite.com/jornada