Por Belita Lira e Marianne Plessem
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inicia, a partir de 19 de agosto, um serviço gratuito e especializado de acolhimento psicológico realizado integralmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa é voltada exclusivamente à comunidade interna surda da instituição, oferecendo um espaço de escuta, suporte e cuidado em saúde mental.
Os atendimentos serão presenciais, todas as terças-feiras, das 8h às 12h, no Serviço de Psicologia Aplicada (SEPA), localizado na Rua da Biblioteca Zila Mamede, no Campus Central. O acesso é por ordem de chegada, com número limitado de vagas diárias.
Para participar, é recomendável apresentar documento que comprove o vínculo com a UFRN, como carteirinha ou crachá. O acolhimento tem caráter pontual, voltado para situações que demandem escuta e orientação inicial.
Para além dos serviços voltados ao apoio psicológico e psiquiátrico, a UFRN também dispõe de outras ações e projetos que visam garantir a inclusão e qualidade de vida para a comunidade necessitada. Entre esses, se destaca a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) – vinculada a Reitoria da instituição – que visa promover acessibilidade e serviço de apoio com recurso acadêmico e laboral para os estudantes que solicitarem.
A SIA é uma das principais responsáveis pela pela produção de materiais didáticos especializados em acessibilidade, voltados para a comunidade surda, de baixa visão e outros públicos que necessitam de recursos adaptados. A solicitação da adaptação desses materiais pode ser feita pelos próprios alunos ou docentes através do email: l.acessibilidade@gmail.com, sendo adicionado no corpo o email os detalhes da obra e materiais enviados para alteração.
Os serviços de apoio acadêmico devem também podem ser solicitados por meio de um formulário disponível no SIGAA. E dúvidas e eventuais solicitações podem ser sanadas pelo site https://sia.ufrn.br/ da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimentosepanatal@gmail.com, pelo telefone fixo (84) 3342-2234 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no SEPA.