Por Luma Figueiredo/Fotojornalismo
Criado em 2022 pelo atleta potiguar de futsal Joan Nunes, o projeto da Associação
Missionária Criança Nosso Futuro tem levado mais do que esporte, mas tem inspirado
sonhos e oferecido uma nova perspectiva de vida para crianças e adolescentes do bairro das Quintas em Natal. O projeto é coordenado por sua esposa, a missionária Elzenir Nunes, e tem como objetivo principal afastar os jovens da criminalidade e mostrar que existem outros caminhos como o esporte.
Uma missão pessoal
Criado no bairro das Quintas, Joan conheceu de perto as dificuldades enfrentadas pelas
crianças da região. “Eu jogava bola por essas ruas e sei o quanto o esporte pode abrir portas. Hoje, eu quero passar essa oportunidade para elas, mostrar que existe algo maior esperando por elas”, relata o atleta.
Transformando vidas
O dia no projeto começa com um momento de oração coletiva, onde os professores reforçam a importância da fé, mas também valores essenciais para a convivência. “A gente ora com eles pela manhã e sempre fala sobre a importância de respeitar os mais velhos, de não chamar palavrão, de se comportar com educação. O respeito é a base para tudo,”, destaca Elzenir, também conhecida como “tia Nini”, pelas crianças. Logo após a oração eles recebem um café da manhã preparado pelos voluntários, garantindo que estejam bem alimentadas para aproveitar as atividades. De barriga cheia, é hora das crianças participarem de treinos esportivos, de dinâmicas e brincadeiras.
Plantando uma esperança para o futuro
“A gente aqui não quer só ensinar futebol ou brincar com eles, a gente quer que essas
crianças vejam no esporte uma forma de mudar suas vidas, que eles acreditem neles mesmos e que eles podem sim ter um futuro ”, Conclui Nini ao se emocionar.
Mais do que ensinar esporte, o projeto semeia em cada criança a possibilidade de um futuro com mais oportunidades, dignidade e respeito. Eles estão mostrando que, por meio do esporte, é possível transformar realidades e construir um caminho digno.
Quem deseja apoiar o projeto pode contribuir com materiais esportivos ou alimentos pelo
instagram @criancanossofuturo