As obras expostas mostram as diversas possibilidades do desenho, desde seu uso tradicional no planejamento e rascunho até sua valorização como uma linguagem independente. | Foto: Divulgação

A exposição “Desdobramentos: Desenhos de Rossini Perez”, que reúne 51 obras inéditas do artista potiguar, segue aberta para visitação até o dia 20 de outubro na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte. O público pode conferir a mostra de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h.

Esta exibição inédita em Natal oferece uma visão rara dos desenhos de Rossini Perez, mais conhecido por suas gravuras. As obras em destaque foram produzidas entre as décadas de 1960 e 2000, e revelam o traço abstracionista experimental que marcou a carreira do artista. Quem promove a exposição é o Instituto Rossini Perez, instituição privada, sem fins lucrativos, criada para preservar a memória do artista.

Rossini Perez (Macaíba, 1931 – Rio de Janeiro, 2020) é um dos grandes nomes da gravura brasileira, com uma trajetória internacional marcada por sua passagem por diversos países da América Latina, Europa e África. No Senegal, destacou-se como professor de gravura na Escola de Belas Artes. Embora reconhecido por suas contribuições à gravura, Rossini explorou outras linguagens artísticas, como fotografia, colagem e arte têxtil.

“O desejo de escrever o projeto foi impulsionado pela intenção de tornar Rossini Perez mais conhecido em seu estado natal. Embora amplamente reconhecido no exterior e em outras regiões do Brasil, o artista ainda é pouco celebrado no Rio Grande do Norte. Assim, o Instituto Rossini Perez, em parceria com outras instituições, mobilizou-se para concretizar esse sonho em Natal”, comenta a coordenadora geral da mostra, Ana Carolina Alves.

Com curadoria dos professores de Artes Visuais da UFRN Fabíola Alves, Everardo Ramos e Mariana do Vale,  a exposição visa explorar o papel fundamental do desenho no processo criativo do artista. Um catálogo digital com detalhes sobre as obras e o processo criativo de Perez também está disponível para o público.

Acessibilidade é um dos destaques da exposição, que oferece audiodescrição para pessoas com deficiência visual e mediações com intérpretes de Libras, garantindo que todos possam aproveitar a visita de forma inclusiva.

A abertura da exposição aconteceu na última quinta-feira (19). | Foto: Divulgação

“Desdobramentos” é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria Estadual de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com apoio da Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura, a exposição é uma parceria com o Instituto Rossini Perez, a Pinacoteca do Estado do RN, o Projeto Shaula – Memória da Arte Potiguar (DEART/UFRN), o Grupo de Pesquisa Matizes (DEART/UFRN), o Laboratório de Acessibilidade (SIA/UFRN) e o Cineclube Gambiarra.

Serviço

Exposição: Desdobramentos: Desenhos de Rossini Perez

Local: Pinacoteca do RN

Endereço: Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal – RN

Período: até 20/10

Visitação: Terça a sexta, das 8h às 17h; Sábados e domingos, das 9h às 16h