Foto: Divulgação

Terceiro volume da Coleção Jornalismo Potiguar será lançado nesta terça-feira, 26, no auditório do Decom/UFRN

Reunindo histórias vividas por jornalistas do Rio Grande do Norte, será lançado no dia 26 de novembro, às 19h, o e-book “Fotojornalismo potiguar”, produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFRN. O evento acontece no auditório do Departamento de Comunicação Social (Decom), da Universidade.
A obra reúne perfis de 13 fotojornalistas que têm em comum a vivência cotidiana com acontecimentos transformados em notícia. O e-book foi organizado pela professora Socorro Veloso, professor John Willian Lopes e pelo estudante Pedro Torres, em parceria com o selo Tribo/Máquina. Faz parte da Coleção Jornalismo Potiguar, lançada em 2017.

Com prefácio da jornalista e diretora de redação do jornal Tribuna do Norte, Cledivânia Pereira, e posfácio do professor e pesquisador Daniel Meirinho, da UFRN, o e-book reúne um importante acervo de histórias e memórias de mulheres e homens que apreenderam a prática da fotografia jornalística das mais variadas maneiras, e testaram seus conhecimentos nas mais diferentes situações.

São relatos que permitem uma melhor compreensão dos desafios, limites e dilemas do ofício, que se reconfigura de modo profundo, especialmente a partir do advento das tecnologias digitais. Em paralelo, a obra também visa constituir um espaço de debates do fotojornalismo como forma de conhecimento do mundo em suas diferentes dimensões, sejam elas narrativas, estéticas, éticas e/ou políticas.

Treze fotojornalistas concederam entrevistas aos estudantes: Adriano Abreu, Adrovando Claro, Alex Régis, Ana Silva, Canindé Soares, Elisa Elsie, João Maria Alves, José Aldenir, Magnus Nascimento, Moraes Neto, Ney Douglas, Teotônio Roque e Vlademir Alexandre. Cada perfil está ilustrado com imagens cedidas pelos entrevistados.

De acordo com a professora Socorro Veloso, no primeiro semestre de 2019, 40 alunas e alunos da disciplina História e Legislação do Jornalismo abraçaram com entusiasmo a ideia de produzir um e-book. Foram a campo, fizeram entrevistas, coletaram imagens e escreveram os 13 perfis que reúnem memórias de fotógrafas e fotógrafos com atuação marcante no jornalismo norte-rio-grandense.

“A intenção era contar um pouco da vida e das experiências de fotojornalistas atuantes no RN, e apresentar uma pequena, ainda que significativa, parcela do riquíssimo acervo fotográfico mantido por cada profissional. E assim foi feito: ao final do período letivo, tínhamos em mãos 13 histórias inspiradoras e dezenas de fotos cedidas por nossas entrevistadas e entrevistados, para preparar o livro que agora chega a público”, explica a professora Socorro, uma das organizadoras do e-book.

Além do livro “Fotojornalismo potiguar”, a Coleção Jornalismo Potiguar inclui dois outros títulos: “Depoimentos para uma história da imprensa potiguar”, lançado em 2018; e “Jornalistas escritores do RN: entrevistas”, lançado em 2017.

Segundo a professora, a coleção se dispõe à tarefa de contribuir para a construção e circulação de memórias do jornalismo potiguar que sirvam não só ao tempo presente. “A ideia é reunir relatos que permitam compreender as formas de se pensar e produzir jornalismo no Rio Grande do Norte, especialmente a partir da segunda metade do século 20 e primeiras décadas do século 21”.

“Fotojornalismo potiguar” poderá ser acessado gratuitamente em link a ser informado ao público logo após o lançamento, na noite de amanhã.

SERVIÇO

O QUÊ: Lançamento do e-book “Fotojornalismo potiguar”

QUANDO: Terça-feira (26), às 19h

ONDE: Auditório do Departamento de Comunicação (Decom/UFRN)