Os portões abrem às 12h e se fecham às 13h; pouco mais de 4,3 milhões de participantes  consultaram o local de prova

 

Por Samuel Domingos

Neste domingo, 5,1 milhões de brasileiros sairão de suas casas para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde o dia 16 de outubro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou em sua plataforma o cartão de confirmação. Nele contém informações importantes, como a instituição, endereço e a sala de aplicação da prova. O Inep informou que, até o momento, pouco mais de  4,3 milhões de participantes já consultaram o local de provas, número maior desde o ano de 2016. Para realizar a consulta, o estudante deve acessar o site www.inep.gov.br, e clicar em “consultar local de prova”, contendo em mãos o CPF.

Delainy Moura (17), estudante da Escola Estadual Nestor Lima, em Natal, realizará, pela primeira vez, o Enem, nos dois domingos consecutivos. Decidida sobre suas escolhas, ela fala sobre as suas duas opções de curso: “Eu quero Pedagogia, mas as minhas opções no Sisu — Sistema de Seleção Unificado — serão Pedagogia e Psicologia”. Questionada sobre a sua preparação durante o ano, Delainy diz que não se preparou tanto quanto gostaria, por causa de sua rotina, no entanto, sempre que dava, tirava um tempo para estudar. “No início do ano estava super focada, fiz um cronograma de de estudos e consegui segui-lo por uns três meses. Mas depois veio os trabalhos e as atividades contínuas do terceiro ano, e eu fui deixando de seguir a agenda de estudos”.

Hudson Bruno (18), terminou o ensino médio em 2018, fez a prova, mas não conseguiu passar em seu tão desejado curso: Design. Em 2019, ele decidiu estudar por conta própria, usando plataformas de estudos online e frequentando, diariamente, a Biblioteca Central Zila Mamede, na UFRN, onde passava boa parte do tempo se dedicando aos estudos, em um ambiente mais calmo. “Tenho boas expectativas para este ano, porque pude me preparar melhor do que no ano passado, então, eu estou bem confiante para fazer a prova, e acho que vou me sair bem”. Ele confessa estar um pouco ansioso, contudo, o nervosismo está se sobressaindo. Sobre qual tema de redação ele gostaria de escrever, ele prefere dizer que estudou temas no geral e repertórios, mas confessa o seu desejo: “Eu gostaria que caísse algo relacionado à depressão, algo que afeta os jovens, a pressão que os vestibulandos enfrentam”. O tema “depressão”, “saúde pública”, e tantos outros, têm sido uma grande aposta de muitos professores.

O atual ministro da educação, Abraham Weintraub, falou no programa “Brasil em Pauta”, da TV Brasil, que nas provas “Não vai cair ideologia. A gente quer saber de conhecimento científico, técnico, de capacidade de leitura, de fazer contas, de conhecimentos objetivos”. Com isso, muitos estudantes estão receosos com o que esperar do exame deste ano.

Para não correr o risco de sofrer com imprevistos, se atente a algumas informações: o exame será aplicado nos dias 03 e 10 de novembro; os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h (importante consultar fuso horário); é obrigatório levar documento oficial com foto; as canetas devem corser esferográficas e de cor preta.