Djamila Ribeiro é referência no feminismo negro
Além de palestrar em Natal, Djamila participa de atividades em Apodi e Mossoró

Por Allyne Paz 

Movimentando a cena política e acadêmica com o debate de feminismo negro, escritora Djamila Ribeiro faz turnê no Rio Grande do Norte, visitando Natal, Mossoró e Apodi. Na próxima quinta-feira (6), a escritora estará em Natal realizando uma palestra e o lançamento de seus livros  “Quem tem medo do feminismo negro?” e “Lugar de Fala”. O evento acontece a partir das 19h30, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A escritora, conhecida pelo ativismo negro no Brasil, é mestre em filosofia política, nasceu em Santos e escreveu os títulos renomados que são referências quando se aborda questões de etnia, gênero e feminismo.  “O que é Lugar de Fala?”, lançado em 2017 é a primeira obra da autora e “Quem tem medo do Feminismo Negro?”,  veio logo em seguida, lançado em 2018.

Djamila Ribeiro se tornou uma das principais vozes de combate ao racismo e o machismo com mulheres negras. Em uma entrevista da Geledés – Instituto da Mulher Negra, a escritora relata sobre a importância de tratar especificamente sobre o feminismo negro. “Quando a gente fala de mulheres, tem que entender que há diversas mulheres e, a depender das opressões que elas sofrem, elas acabam ficando num lugar mais vulnerável”, explica Djamila durante a entrevista.

Além do lançamento e palestra em Natal, a  escritora participará de outros dois eventos no Rio Grande do Norte. O primeiro será amanhã (5), às 10h, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) campus Apodi e o outro acontecerá no mesmo dia, às 19h, na Universidade Potiguar (UNP), campus Mossoró.

Para se inscrever no evento sediado em Natal, é necessário ir até o site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), da UFRN e abrir na aba “Extensões” e preencher os dados.