Por Rebeca Souza

A Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe a partir dessa segunda-feira, às 19h, uma roda de conversa sobre a masculinidade. O evento acontece no Departamento de Comunicação Social (DECOM) e é organizado por alunos e professores do departamento através do “Projeto Nós”. A proposta é uma partilha coletiva de vivências com convidados, dicas de filmes, conteúdos, textos e, principalmente, o diálogo.

Professor e um dos coordenadores do evento, Daniel Meirinho, disse que é necessário o diálogo entre homens, para que reconheçam seus pontos em comuns, mas que também possam conhecer vivências completamente diferentes. “O tema masculinidades necessita ser discutido para que homens possam falar abertamente sobre alguns males e hábitos culturais em volta da posição de serem homens que vem afetando um desenvolvimento sadio entre eles, com as mulheres e outros gêneros na nossa sociedade”.

O foco da roda de conversa serão questões sobre a masculinidade hegemônica, a utilização do privilégio masculino como forma violenta e impositiva e tentar entender em que lugar o homem pode se colocar na luta contra o machismo. Felipe Peres, aluno de graduação em Publicidade e Propaganda e um dos organizadores do evento disse: “A importância passa para que os homens se tornem mais livres dos seus sentimentos e escolhas e assumam seus privilégios e culpas coletivas, com a necessidade de melhorarem sua convivência social, tentando quebrar essa masculinidade tóxica que vem nos inibindo”.

O debate é aberto a todos os homens que sentem a necessidade e interesse de desconstruir o machismo e pretendem rever seu modo de agir consigo e com a sociedade. “A universidade é só um local para os debates por ser um espaço aberto e seguro para esses diálogos, mas não é um grupo acadêmico. Estamos mais próximos de uma roda de diálogo” disse Felipe.

Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, das 19h às 20:20, na sala 1B do DECOM. Para mais informações acesse o instagram do projeto: https://instagram.com/projnos?igshid=xtd8r1a0m0ms

SOBRE O PROJETO NÓS

O projeto Nós é um grupo presencial de homens que se identifiquem com o gênero masculino, sejam brancos, negros, indígenas, asiáticos, heteros, gays, bis, cis, trans. Todo um espectro que envolve a masculinidade e seus impactos em torno da masculinidade tóxica, violência masculina, machismo, patriarcado, paternidade, sexualidade, negritude, assédio em espaços públicos e fechados, comportamentos machistas, afetos e sentimentos.