Foto: Reprodução/ADURN-Sindicato
Evento acontece nesta quinta-feira (28), às 19h, no auditório da Reitoria.

 

Por Mycleison Costa

A Proposta de reforma do sistema previdenciário brasileiro segue por uma conturbada agenda de negociações em Brasília. Em consequência disso, aqui em Natal, a ADURN-Sindicato, em parceria com o Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO-RN) e a Frente Brasil Popular, realiza a palestra “Reforma da Previdência e a Questão Democrática”, com a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), na 11ª edição do projeto Na Trilha da Democracia. O evento acontece nesta quinta-feira (28), às 19h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A palestra dá continuidade ao ciclo de discussões iniciados pela ADURN-Sindicato logo após o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, em 2016. Debatendo, desta vez, a relação entre a reforma da Previdência e a democracia, o projeto busca, segundo Wellington Duarte, presidente da ADURN, “utilizar o espaço universitário para tratar de um tema que abrange mais de 110 milhões de brasileiros que são beneficiados pela previdência”, afirma.

A proposta de reforma apresentada pela equipe econômica do governo pretende, entre outras mudanças no atual sistema previdenciário, implantar, gradualmente, o regime de capitalização, no qual o contribuinte cria uma espécie de poupança individual para garantir sua aposentadoria no futuro. Essa medida é, inclusive, o ponto central das críticas elencadas pela diretoria da ADURN-Sindicato, um dos organizadores do projeto.

“Rejeitamos a proposta por entender que ela, na realidade não reforma à Previdência e sim a extingue; atinge duramente os trabalhadores que estão aposentados, com possibilidade de perda de renda devido a introdução de alíquotas progressivas; os que vão se aposentar, com o aumento do tempo de trabalho e diminuição dos proventos de aposentadoria; e os que ainda vão entrar no mercado de trabalho, que vão se deparar com um sistema de seguro social, à base da capitalização individual, desprovida de qualquer atenção aos mais pobres e sem garantias de que estas pessoas receberão aposentadorias no futuro”, pronunciou-se o sindicato.

Quanto à escolha do nome da deputada federal, Wellington Duarte ressaltou a importância da parlamentar na Câmara dos Deputados e no cenário de oposição a reforma. “Jandira Feghali tem se colocado como debatedora do tema da reforma da previdência, é líder da minoria na Câmara de Deputados, portanto um cargo de representação parlamentar de alto grau e como o projeto se propõe a debater com pessoas que tenham uma visão crítica de determinados temas, achamos que a deputada se encaixa no perfil do projeto”, afirmou.

Vale ressaltar que Jandira Feghali (PCdoB/RJ) foi eleita deputada federal pela sétima vez representado o estado do Rio de Janeiro, além de ser médica cardiopediatra e sindicalista. A palestra acontece às 19h no auditório Otto Brito de Guerra, prédio da Reitoria da UFRN, é gratuita e aberta ao público.

NA TRILHA DA DEMOCRACIA

O ciclo de discussões, organizado pela ADURN em parceria com outros sindicatos, busca a promoção de caminhos para continuar na trilha da democracia, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática e solidária. Além da deputada Jandira Feghali, o projeto já trouxe outros nomes renomados como o jornalista Paulo Henrique Amorim, o sociólogo Jessé de Souza, o teólogo Leonardo Boff e a ex-presidente Dilma Rousseff.