O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS.|Foto: Site: Voz de Bico

Começa Segunda-feira, dia 03 de dezembro, no Hospital Gizelda Trigueiro uma ampla programação sobre a Aids.

Por Michelle Ariany

Dia 01 de Dezembro, uma data voltada para a conscientização e para a prevenção da causa de muitas mortes pelo planeta, o vírus da Aids – sigla em inglês para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Acquired Immunodeficiency Syndrome), é uma doença do sistema imunológico humano resultante da infecção pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana – da sigla em inglês).

O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) que é referência no atendimento de doenças infectocontagiosas promoverá durante todo o mês de Dezembro em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado há 30 anos no dia 1º de dezembro, atividades voltadas para a prevenção, na adesão das pessoas que vivem com HIV-PVHIV ao tratamento e continuidade do cuidado e nos deveres e direitos dos usuários que vivem com HIV. Essas ações iniciarão nesta segunda-feira (03) e seguirão até o dia 29/12.

    Hospital Giselda Trigueiro – Fica localizado na Rua Cônego Monte, 110 no Bairro das Quintas.|Foto: SESAP/ASSECOM

Rodas de conversa com trabalhadores sobre Aids, sala de espera no Serviço de Atendimento Especializado (SAE)/Hospital Dia, atividade cultural/musical através do coral de trabalhadores e usuários do HGT, além de literatura de cordel são os destaques da programação preparada pelo Hospital.

 

Todas essas ações marcam o Dezembro Vermelho, cujo objetivo é chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas pelo HIV. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Hospital Dia, Núcleo de Educação Permanente, Coral do HGT, Coordenação Estadual das IST/Aids e Hepatites Virais, usuários, trabalhadores e gestores.

PROGRAMAÇÃO

03/12

9h – Abertura

Acolhida da direção

Coral Vozes da Vida e Saúde (Em frente ao HGT)

Apresentação de cordel- Ivan Umbelino da Silva – técnico de enfermagem HGT

Horário: 10h às 12h – “Vamos conversar sobre Aids?”

Facilitadores: Roberta Lacerda – coordenadora do Hospital Dia /Serviço de Atendimento Especializado – HGT e Francisco Junior (farmacêutico HGT).                  

Local: Sala 01- Departamento de infectologia

10/12

Debate: Construindo o ser homem e o ser mulher: experimentando a dor e a delicia de ser o que é.

Facilitador: Profº Doutor João Bosco Filho – Doutor em Educação da UERN

Local: sala 01                                  

Horário: 10h às 12h

17/12

Pensando e avaliando a questão da AIDS – Movimentos Sociais e Serviço de Saúde

Facilitadoras: Acácia Candido, Sheylla Rodrigues e Teresa Freire. (Psicólogas do HGT)

Local: sala 01- Departamento de infectologia                             

Horário: 9h30 às 12h

Sala de espera no ambulatório do Hospital:

Diariamente a partir do dia 04/12 até 29/12/2018

Manhã: das 8h30 às 9h30.

Tarde: das 14h às 15h.

Mais informações: diretamente no Hospital Giselda Trigueiro que fica localizado na Rua Cônego Monte, 110 – bairro das Quintas – Natal/RN.