Foto: Divulgação

Por Gabriel Leite

O projeto de Fotografia Documental, da fotógrafa potiguar Luana Tayze, foi aprovado no edital de Economia Criativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A vernissage da exposição “Caminhos de Várzea: [re]significar memórias” será no dia 29 de novembro, às 19h, no Espaço Duas – Rua Praia Diogo Lopes, 2197 – Ponta Negra, Natal-RN – e contará com o show de Ciro e a Cidade, com entrada gratuita. A exposição estará aberta a visitações, no mesmo local, entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro.

Em busca de saber mais sobre o lugar no qual suas raízes estão fincadas, Luana Tayze fez uma expedição de quatro meses, entre pesquisa e trabalho, para mostrar o município de Várzea/RN – cidade onde sua avó nasceu e cresceu – e construir uma nova forma de visão sobre as recordações da antiga moradora do município. Ela afirma que contou com a ajuda de professores para desenvolver a ideia do projeto. “Eu contei com a ajuda de alguns professores que fizeram parte do meu trajeto pela UFRN, dentre eles estão João Tadeu, de antropologia, Adriano Medeiros, de jornalismo, e Daniel Meirinho, que me ajudou a maturar tudo o que eu tinha pesquisado anteriormente”, diz Luana.

O Professor Daniel Meirinho e a fotógrafa Elisa Elsie foram os curadores da exposição “Caminhos de Várzea: [re]significar memórias”, a qual conta com 11 fotografias inéditas buscando a documentação e memória da cidade através da afeição, com a importância de auxiliar na memória individual e coletiva. Luana destaca o papel do Professor Daniel Meirinho e da fotógrafa Elisa Elsie dentro de sua pesquisa. “Logo no primeiro encontro Meirinho jogou várias verdades na mesa e me fez mudar de pensamento diversas vezes num processo que durou 4 meses. Fui à Várzea algumas vezes por pedido dele e sempre voltava transformada. A parte mais difícil, para mim, foi tentar desconstruir a ideia de que na fotografia é tudo documental e verídico. Nesse ponto, a Elisa me ajudou bastante também”, enfatiza Tayze.