Foto: Marina Lopes

Por Isa Caroline e Lúcia Oliveira

O I Congresso Nacional Imagem, Mídia e Democracia começou na manhã desta quinta-feira (08) no auditório do Departamento de Comunicação da UFRN. O primeiro dia do evento contou com a presença dos professores Dr. Adriano Cruz da UFRN, Dr. Pedro Procópio da UFPE e Dr. Atílio Avancini da USP, que discorreram sobre “Imagem da crise política no Brasil”, com mediação do Professor Dr. Itamar Nobre da UFRN.

Segundo Adriano Cruz, coordenador geral do Congresso, o objetivo é discutir e refletir sobre a relação existente entre sociedade, mídia e democracia, considerando a preponderância de imagens que se tem contato em mídias sociais.

Pedro Procópio traz para discussão uma análise do Jornal Folha de Pernambuco acerca do impeachment de Dilma Rousseff em 2016. “Uma das tônicas discutidas na mesa será o papel da Constituição e da mídia como quarto poder”, diz Pedro.

Atílio Avancini fala sobre a importância da temática para os dias atuais: “Essa discussão é muito pertinente para trazer um debate sobre a mídia, as imagens e a democracia, já que acabamos de vir de uma eleição presidencial”, afirma. Ademais, para Atílio, o período de eleições foi marcado por veiculações de notícias falsas que não correspondem à nitidez do perfil da informação jornalística.

O Congresso continua nesta tarde com Grupos de Trabalhos e na sexta-feira (09), a partir das 09h30, com mostra de vídeos, mesa redonda e grupos de trabalho.