Por Gabriel Leite

O curso presencial de especialização em Produção de Documentários está sendo oferecido, pela primeira vez, no Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo serão ofertadas 69 vagas e as inscrições ocorrem até o dia 8 de agosto, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades acadêmicas (Sigaa), com uma taxa de R$100,00.

O processo seletivo realiza-se de 9 a 20 de agosto e é composto por duas etapas. A primeira é a análise do Curriculum Lattes ou Vitae, de acordo com os critérios estabelecidos no edital; a segunda consiste na análise da carta de intenções, composta pela apresentação de experiências anteriores no audiovisual e também propostas de aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Segundo o professor e coordenador do curso de especialização, Ruy Rocha, o cenário audiovisual do Rio Grande do Norte vem se consolidando, sobretudo, a partir dos esforços dos diversos coletivos e produtoras que estão se dedicando cada vez mais a produção autoral. “A produção de documentários da UFRN vem para fortalecer esse cenário, disseminando o debate qualificado acerca da pesquisa que vem sendo feita sobre documentário e ao mesmo tempo estimular as práticas, elaboração de projetos e experiências de acordo com o que vem sendo produzido no cenário contemporâneo”, enfatiza Ruy.

O docente explica que o curso terá professores convidados de outros estados, com projetos importantes em realização sobre o tema. “Tanto a estrutura curricular, quanto o perfil dos professores têm o propósito de aliar a experiência acadêmica em pesquisa dedicada ao tema, com a experiência em produção de documentário”, diz.

As inscrições podem ser realizadas pelo link www.bit.ly/InscriçãoDoc. O resultado da seleção será divulgado nos sites da Pró-Reitoria de pós-graduação (www.posgraduacao.ufrn.br) e Sigaa (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=124724483).

As matrículas dos alunos aprovados serão realizadas no período entre 23 a 27 de agosto. O início das aulas será em setembro de 2018.