Foto: Mycleison Costa

Por Mycleison Costa

A Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) levou para a 24ª edição da Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) o lúdico estande “Ciência maluca”. Os alunos da graduação e pós-graduação expuseram para os visitantes um pouco do trabalho realizado no projeto “Ciência para todos”, atividade em que atuam durante todo o ano com alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas potiguares.

O programa desenvolvido localmente consiste na aplicação de aulas durante as férias escolares. Os alunos do ensino público elaboram experimentos monitorados por estudantes da graduação e pós-graduação. Segundo Henrique Marcelino, aluno de pós-doutorado e participante do projeto, essas aulas buscam “sair do convencional” do ensino regular.

“Nós focamos em jovens dos ensinos fundamental e médio, das turmas de 9º a 3º ano. Nossa proposta é trabalhar com eles o método científico, fugindo do ensino escolar convencional, buscando mostrá-los que, muitas vezes, eles têm o conhecimento e o que falta é apenas uma conexão entre as ideias. É aí que entramos, tentando fazer essas conexões, instigando-os com perguntas do tipo: como? Por que? Onde? De que forma?”, explicou.

As turmas do curso são compostas por até 50 alunos e duram uma semana. Segundo Henrique, as aulas sempre iniciam de maneira lúdica, com temáticas jovens e que geralmente todos os presentes conhecem. Assim, pode-se alcançar maior interação entre os alunos, visto que eles provêm de diversas escolas da região. Marcelino ainda disse que “no projeto, a farmácia é utilizada como um meio, não como o fim”.

Convite à ciência

Com 12 anos de existência, a iniciativa da Faculdade de Farmácia despertou em muitos alunos o interesse de tornarem-se farmacêuticos, contudo, Henrique Marcelino acrescenta: “em teoria a gente não encaminha, mas, consequentemente, com toda a diversão e conhecimento, acabamos despertando o interesse neles e, vez em quando, encontramos alguns ex-alunos nos projetos pelos corredores do Departamento de Farmácia”.

O “Ciência para todos” integra a Rede Nacional de Educação e Ciência – Novos Talentos da Rede Pública, programa iniciado em 1985 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, conta com 37 grupos vinculados a 23 instituições de ensino e pesquisa em 15 Estados do Brasil. A rede desenvolve diversas atividades, entre elas, os cursos experimentais de curta duração como o “Ciência para todos”.