Por Mycleison Costa

Nesta sexta-feira (29), a comunicação social foi pauta de artigos no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) que está sendo sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, em conjunto com a mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN, a Cientec. Os trabalhos focados na experiência jornalística de redação e assessoria, radialismo e recuperação da memória do jornalismo no interior do RN, foram apresentados na sala 9 do Departamento de Enfermagem da UFRN.

Das seis apresentações, quatros foram produzidas por alunos da UFRN, um por estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e outro por docentes da Universidade Católica Dom Bosco, do Mato Grosso do Sul. Um dos destaques das apresentações foi a agência de comunicação experimental multimídia do Departamento de Comunicação da UFRN, a Fotec. Especializada em coberturas jornalísticas dentro e fora do âmbito acadêmico, a agência foi tema de dois dos trabalhos durante o congresso.

Uma dessas atividades foi apresentada pela doutoranda em Estudos da Mídia, Alice Oliveira de Andrade, que levou um breve histórico da atuação da agência Fotec dentro e fora da Cientec, além de descrever o processo de preparação e protagonismo dos alunos ligados ao projeto durante o evento. Na sua fala, Alice destacou a importância do projeto de extensão para a universidade.

“O objetivo do trabalho é refletir sobre a prática da Fotec na vertente da extensão durante a Cientec, se preocupando em enfatizar que tal atividade está intrinsicamente ligada ao tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão”. Alice explicou que mesmo com a agência tendo foco na extensão, “todos estão cientes que o projeto também se desenvolve, e tem grande relevância, nessas outras áreas”.

Um projeto semelhante ao potiguar também foi apresentado ao público durante o CBEU. A Rádio Z, desenvolvida por integrantes da Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, visa a inclusão social de pessoas com deficiências intelectuais e neuromotoras, por meio das ondas do rádio. A iniciativa atua em conjunto com a Associação Pestalozzi de Campo Grande, transformando os alunos em locutores. O congresso proporcionou um estreitamento dos vínculos entre as universidades e os projetos.

E a comunicação social continua em pauta no CBEU. Na manhã deste sábado, 30, aconteceu também uma mesa redonda com a pesquisadora Ivana Bentes no auditório do departamento de Enfermagem. Ivana é uma das mais importantes estudiosas da comunicação no Brasil.