Allyne Paz

Por Allyne Paz

Quem visitar o estande “Do que é feito nosso planeta?” no pavilhão 1 da Cientec terá a oportunidade de levar um manual de instruções para fabricar o seu próprio cristal em casa. Para tirar dúvidas sobre a origem, a história e a estrutura da Terra, o professor do Departamento de Geologia, Frederico Castro Jobim Vilalva, 37, apresenta ao público os minerais e as rochas que compõem o planeta.

O objetivo principal da ação é reforçar a importância da geologia para a sociedade e esclarecer a função dos diferentes tipos de rochas e minerais. Segundo Vilalva, que também é o coordenador do estande, a Terra é formada por rochas – magmáticas, metamórficas, sedimentares – e essas rochas, por sua vez, são formadas por minerais.

Tentando explicar a função desses minerais para o planeta, Vilalva faz uma metáfora para deixar a explicação mais didática: Se a gente imaginar o planeta Terra como uma casa, precisamos de tijolos; os minerais funcionam na terra como esses tijolos, por isso são tão importantes”, afirma.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais sobre as atividades realizadas na Cientec e no CBEU, continue acompanhando a Fotec nas redes sociais.

Instagram: @fotec (https://www.instagram.com/fotec/)
Facebook: https://pt-br.facebook.com/AgenciaFotec/

Confira a programação completa da Cientec em: https://bit.ly/2MzIMGq