Bloomsday é um evento que comemora a literatura e cultura irlandesa, realizado toda em inglês e está na 32º edição na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É promovido pelo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) da UFRN e organizado anualmente por pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa em Estudos Irlandeses/CNPq. Neste ano, a cerimônia/comemoração contou com a parceria de membros do comitê local da Associação de Professores de Língua Inglesa, a BRAZ-TESOL.

A abertura do evento, realizada no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), teve início, na quarta-feira (13), com uma apresentação artística e musical. Músicas como “Ode To My Family”, “Zombie” e “Linger” e uma apresentação de dança com a aluna de Letras inglês da UFRN, Gabriella Ferreira, são algumas das ações promovidas no primeiro dia de evento.

A conferência de abertura contou com o palestrante John Corbett e trouxe o tema “Intercultural correspondences: mapping na international literary community” (Correspondências interculturais: mapeando uma comunidade literária internacional), que mostra como a literatura inglesa se conecta entre documentos. O interesse de Corbett em realizar esse projeto partiu da fascinação pela literatura dele e de seus alunos.

O segundo dia do evento iniciou com os alunos do quinto período de graduação do curso de Letras Inglês da UFRN, com a coordenação do professor Bruce Stewart. O docente briu a sessão explicando as epifanias na literatura, seguido de apresentações, em ordem cronológica, dos discentes sobre diversos livros — alguns de origem irlandesa. Além disso, as alunas Izabelle Maria e Ana Rebecca realizaram uma interpretação dramática de uma das passagens da obra Jane Eyre, de Charlotte Brontë.

O Bloomsday 2018 acontece até hoje (15) no auditório D do CCHLA. As atividades iniciam às 14h, com a palestra BRAZ-TESOL: “Teaching culture: Activating the 5 Cs in the language classroom” (Ensinando cultura: ativando os 5 Cs na sala de aula de idiomas), ministrada por John Corbett e Bruno Ferreira.