A Jamboo Rádio Web é um projeto de extensão do Departamento de Comunicação (Decom) da UFRN e também está presente na Cientec 2017, com o estande na lateral direita do anfiteatro do Campus. Sob a orientação do professor Hélcio Pacheco, os estudantes tem a oportunidade de produzir conteúdo para a rádio e atuar nas funções de maior afinidade, como também arriscar em novas áreas. A proposta do projeto é oferecer a chance aos alunos de aprenderem na prática sobre rádio e comunicação.

A Jamboo nasceu como o projeto experimental da Rádio REC, sucedida pela Sonora. Em 2014, quando a iniciativa se instalou no Decom como algo regular, foi necessária a mudança do nome. Hoje, no terceiro ano de participação da Jamboo na Cientec – como um projeto fixo – o coordenador de radiojornalismo, Suerllen Marinho, conta que estão integrando a equipe cerca de 45 alunos, um número consideravelmente inferior aos anos anteriores, devido ao corte de gastos em projetos de extensão no geral.

No evento, esses estudantes estão divididos em subequipes, como radiojornalismo, locução, produção, operação e edição, audiovisual, assessoria e redes sociais. Todos trabalham em consonância uns com os outros para gerir a programação da rádio, que começa às 9h da manhã e vai até às 19h. Cada programa, produzido e locutado por alunos, tem a duração de uma hora. Música, entrevistas, bate papos, entre outros conteúdos interessantes podem ser ouvidos de qualquer estande, por meio de caixas de som distribuídas pelo local. Ao meio dia, Suerllen destaca o jornal, feito exclusivamente pela subequipe de radiojornalismo, com notícias e reportagens referentes a Cientec. Todas as matérias produzidas serão também subidas para a página da Jamboo na plataforma soundcloud.

Marcelha Pereira, aluna do quarto período de Jornalismo, participa pela primeira vez da Cientec e exerce a função de repórter na equipe de radiojornalismo. Ela conta que a experiência está sendo totalmente nova, pois nunca havia trabalhado com rádio antes, a não ser pela disciplina na grade curricular do curso, e confessa que suas expectativas de aprender o máximo possível já estão sendo atendidas.

Suerllen Marinho enfatiza que a Jamboo Rádio Web, desde 2015, é um projeto fixo, aberto para qualquer estudante de comunicação que tenha interesse em participar. Quem quiser aprender e exercitar radiojornalismo, locução, produção, entre outras funções, basta procurar o professor Hélcio e passar a integrar a equipe efetiva da Jamboo. Para mais detalhes sobre a iniciativa, no site jambooradioweb.wixsite.com/ufrn você pode ouvir a programação online e encontrar todo o conteúdo da rádio, desde matérias e podcasts até produções audiovisuais.