Cinema e política serão debatidos numa programação em homenagem aos 100 anos da Revolução russa

Em comemoração aos 100 anos da Revolução Russa, nos dias 24, 25 e 26 de outubro, acontecerá o evento Vermelhos pelo Mundo, uma exibição de filmes e longas soviéticos no auditório do Departamento de Comunicação Social (Decom), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A programação será gratuita e aberta ao público, basta apenas conferir as datas e os horários e participar.

O objetivo do evento é comemorar a Revolução Russa através de uma mostra de cinema soviético. Através de debates e de uma mostra de cinema, aproveitamos a comemoração dos 100 anos da Revolução Russa não só para discutir a rica herança cinematográfica soviética, mas também os acontecimentos e os caminhos que este importante evento histórico nos legou”, explica Adriano, professor do Departamento de comunicação e um dos organizadores do evento.

É a primeira edição da mostra de filmes que traz como proposta a discussão do legado cinematográfico, histórico e político da revolução de 1917, na Rússia. Os longas exibidos serão acompanhados de uma mesa-redonda para debater.

O evento contará com a participação de professores, pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e representantes de movimentos sociais, como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Movimento Mulheres do Seridó (MMS) e Movimento de Mulheres Olga Benário (MMOB), além da comunidade externa à universidade que se interessar em acompanhar a programação.

A mostra de exibição dos filmes está sendo organizado pelo grupo Eduardo Galeano de Estudos e Pesquisas Latino-Americanas em Comunicação Social, em parceria com o grupo Ecomsul (Epistemologias e Práticas Emergentes e Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura).

A programação e as sinopses dos filmes podem ser conferidas abaixo:

Dia 24/10

– Exibição do longa “Outubro” (Dir.: Sergei Eisenstein e Grigori Aleksandrov, 1928), seguido de um debate.

Sinopse: Esta importante obra de Sergei Eisenstein retrata os acontecimentos desde o fim da monarquia russa, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório, em novembro do mesmo ano. Lênin volta em abril. Em julho, os contra-revolucionários mandam prendê-lo. Em outubro, os bolcheviques tomam o poder. Outubro se tornou, e continua a ser, um dos relatos mais conhecidos e duradouros sobre a Revolução Russa.

– MESA REDONDA “URSS: Revolução e Cinema”;

Integrantes da Mesa: Adriano Medeiros Costa, Antônio Spinelli e Tiago Tavares e Silva.

Dia 25/10

– Roda de Conversa com Movimentos Sociais, com: David do Nascimento (MST), João Paulo Farias (Levante Popular da Juventude), Mariana Ceci (Marcha Mundial das Mulheres) e Wellington Bernardo (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).

– Exibição do longa “Chapaev” (Dir.: Georgi Vasiliev e Sergei Vasiliev, 1934), seguido de um debate.

Sinopse: Conta a história de Vasily Ivanovich Chapaev (1887-1919), um lendário comandante do Exército Vermelho que se tornou um herói da Guerra Civil Russa. O enredo do filme é baseado no romance homônimo do escritor e comissário bolchevique Dmitri Furmanov, o qual lutou junto com Chapaev. A obra se tornou uma das criações mais populares da história do cinema soviético. Apenas no primeiro ano, foi vista por mais de 30 milhões de pessoas só na União Soviética.

Dia 26/10

– Exibição do longa “A Batalha por Sevastopol” (Dir.: Sergey Mokritskiy, 2015), seguido de um debate.

Sinopse: O filme conta a história da mítica Lyudmila Pavlichenko, uma franco-atiradora soviética durante a II Guerra Mundial, conhecida como “Lady Death”, e a quem se atribui a morte de 309 soldados alemães. Sendo até hoje considerada a atiradora feminina mais bem sucedida na história, Lyudmila foi uma das pessoas responsáveis por mudar o rumo da história mundial.

– MESA REDONDA “Feminismo e Revolução”, com Lêda Mayara Alves (Movimento Mulheres do Seridó), Mariana Ceci (Marcha Mundial das Mulheres) e Samara Martins da Silva (Movimento de Mulheres Olga Benário).