O Projeto Agência Fotec de Comunicação Experimental é um projeto de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Grupo de Pesquisa Ecomsul –Epistemologias e Práticas Transformadoras e Emergentes em Comunicação, Cultura e Mídias, ao DECOM – Departamento de Comunicação Social da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte e ao PPgEM – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia/UFRN.
O projeto existe desde o ano de 2005, quando iniciou desenvolvendo atividades fora da UFRN, na comunidade de Diogo Lopes, localizada no Município de Macau, então um território da RDSEPT – Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (que envolve os municípios de Macau e Guamaré) no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte.
Na ocasião a Agência Fotec realizou a cobertura fotodocumental do Encontro Ecológico, organizado pelo Conselho Gestor da Reserva. No final do mesmo ano, em dezembro de 2005 realizou a cobertura fotodocumental da Ode ao Mestre Antônio da Ladeira, no bairro do Paraíso, município de Santa Cruz do Inharé, interior do rio Grande do Norte, uma atividade organizada pela Companhia Teatral Arte Viva, sediada naquele município.
A partir do ano de 2006 a Agência Fotec começou a atuar na cobertura da CIENTEC – Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, da UFRN, ainda como um a agência de fotodocumentarismo e depois se transformou em uma agência de produção de conteúdo multimídias e multiplataformas, especialmente experimentando a produção de conteúdos nas diversas linguagens da comunicação social.
Nesse contexto, em 2017 a Agência completa 12 anos de existência, com atuação ininterrupta na CIENTEC. Para, além disso, realizando coberturas de eventos e atividades para os diversos setores, Centros e Departamentos que nos convidam como parceiros. Vem se Caracterizando como um laboratório experimental para os diversos cursos de comunicação social, servindo como um espaço de vivências acadêmicas, associadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, e como um campo de comunhão de ideias entre docentes e discentes, entre educação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
Ao longo dos anos a nossa ação passou por transformações necessárias para a sua afirmação como laboratório experimental, dedicado à formação profissional e cidadã dos alunos do Curso de Comunicação Social, da UFRN. Tornou-se um centro multidisciplinar, envolvendo a prática do jornalismo em geral, como jornalismo online, fotojornalismo, telejornalismo, envolvendo também a prática da assessoria de comunicação.
Nessa perspectiva intencionamos formar um profissional multimídia, apto a trabalhar no contexto multiplataformas, habilitado para produzir conteúdo em campos diversos da comunicação. Essa ação apresenta-se como alternativa transformadora no ensino superior, visto que o ofício de comunicólogo está passando por um processo de modificação, exigindo mais qualificação, imprimindo um novo comportamento no profissional para atender às demandas das empresas de comunicação.
No contexto em que nos inserimos pretendemos oferecer aos nossos alunos um lugar apropriado à prática experimental multimídia para a aplicação dos conhecimentos técnicos com objetividade e diversidade, ao mesmo tempo.