Foto: Divulgação
A solenidade abordará assuntos referentes a pautas importantes sobre Educação Profissional retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira

Por Vini Leão

O V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A produção do Conhecimento em Educação Profissional: regressão social e resistência da classe trabalhadora – acontece, entre os dias 04 e 06 de setembro, no campus central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O evento é realizado pelo Programa de Pós-graduação do Conhecimento em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN e terá em seu escopo de ações: conferências de abertura e de encerramento, mesas temática, sessões simultâneas de apresentações de comunicações orais e apresentação de pôsteres.

Os três eixos das sessões de comunicações orais serão: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; História e Historiografia e Memória da Educação Profissional.

Nesta edição será buscada a análise e problematização do contexto sócio-político e econômico do Brasil e do Exterior que vem impactando em retrocessos no campo dos direitos sociais na sociedade brasileira de forma geral.

O Colóquio Nacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional foi teve início no ano de 2011 como parte do projeto de criação do PPGEP. É um evento bianual vem se consolidando como oportunidade de produção e difusão do conhecimento acerca da Educação Profissional e de suas inter-relações com a Educação Básica.

Segundo o professor doutor Moisés Silva, organizador do colóquio, “Contando com a participação da comunidade acadêmica, o evento visa contribuir com o fortalecimento do PPGEP/IFRN, além da ampliação do conhecimento no campo da educação profissional e esclarecer à sociedade como um todo acerca do cenário político educacional e, em particular, a classe trabalhadora, quanto aos ataques promovidos aos direitos sociais que resultam em fragilizar a educação pública, laica, gratuita e de qualidade, assim como as Universidades Federais e os Institutos Federais de Educação.”

Para mais informações, acesse: site, facebook e instagram.