Foto: Reprodução/SOI

Por Gabriel Leite

A Simulação de Organizações Internacionais (SOI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com as inscrições abertas, a partir das 29h59 de hoje (7), para a 19ª edição do projeto. As inscrições podem ser feitas por meio deste SITE!

Considerada a maior simulação de organismos internacionais do Brasil, a SOI acontecerá entre os dias 9 e 13 de outubro de 2019 no campus da UFRN. Para realizar a edição deste ano, disponibiliza uma equipe de mais de 80 diretores, cujo propósito é a democratização dos espaços de deliberação e de construção de ideias, bem como, o empoderamento de jovens enquanto agentes ativos de transformação social.

Há 18 anos, os participantes da SOI atuam como chefes de Estado, diplomatas, juízes, ministros, dentre outras atuações, simulando processos de negociação e de decisão que acontecem nos tribunais ou organizações internacionais. Essa prática acadêmica permite que estudantes participem de comitês temáticos e que debatam sobre assuntos como direitos humanos, questões sociais, segurança, economia, dentre outros temas centrais para a agenda do direito internacional.

Nesta edição, a SOI mediará os seguintes comitês:

  • Association of Southeast Asian Nations – ASEAN+3 (Comitê a ser simulado inteiramente em inglês).
  • Comissão de Prevenção do Crime e Justiça Criminal (CPCJC)
  • Comitê de Imprensa Internacional – CII 
  • Conselho da Liga das Nações – CLN (1936) 
  • Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC 
  • International Criminal Police Organization – INTERPOL ¹
  • Organização dos Estados Americanos – OEA 
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) 
  • Tribunal Penal Internacional – TPI 

SOI

A SOI foi criada em 2001 por estudantes de Direito da UFRN inspirados no Modelo de Organizações Internacionais de autoria de estudantes do curso Relações Internacionais da Universidade de Brasília que virou tendência de experiência em toda a educação superior do país.

Na UFRN, a SOI foi desenvolvida por meio de parceria entre o Curso de Direito e o seu Programa de Pós-graduação para realizar função político-pedagógica e integrar estudantes em ambientes de negociação de conflitos ou consensos. Nesse ambiente, eles poderão desenvolver habilidades de oratória, diálogo, disciplina, além de possibilitar a compreensão mais ampliada dos acontecimentos da realidade mundial a partir de reflexões multiculturais e proporcionar aprendizagens que integrem ensino, pesquisa e extensão enquanto fios condutores da formação universitária transformadora e cidadã.

Para mais informações, acesse o site do projeto!