Foto: Reprodução/OBIJUV

Por Vini Leão

O Observatório da População Infantojuvenil em Contexto de Violência (OBIJUV) celebra 10 anos de atividades e realizará o seu II Simpósio Nacional realçando a temática: “A Poética da (r) existência: direitos, artes e vivências das infâncias e juventudes”. O evento acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 14 a 16 de agosto, e busca contribuir para a construção do pensamento crítico sobre os direitos humanos infantojuvenis.

Na sua programação, o evento acadêmico promoverá minicursos, mesa redonda, intervenções artísticas, seminários e apresentação de grupos de trabalhos. O Simpósio ocorrerá no prédio do Instituto Ágora, exceto, a programação cultural com cantora e compositora Dani Cruz, artista da nova geração da música potiguar, pertencente à cena artística do sambajazz, que ocorrerá no centro de convivência da UFRN, às 19 horas, no último dia (16), conforme consta na programação.

Dentre os conferencistas do II Simpósio Nacional, merece destaque a participação da Professora doutora Luana Dias Motta, na mesa sobre “Criminalização da Juventude: estratégias de enfrentamento”. A palestrante é professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos e possui experiência de pesquisa em comunidades vulneráveis de grandes cidades brasileiras e investiga sobre os temas: produção do espaço, planejamento urbano, sociologia urbana, juventude, conflito urbano, segurança pública, violência, políticas públicas, práticas e intervenções estatais, comunidades e periferias.

O OBIJUV acontece desde 2009, como ação vinculada aos estudos de Pós-Doutorado da Professora doutora Ilana Paiva (PROCAD/CAPES), o qual mapeou índices de letalidade juvenil no estado potiguar. A docente, a partir dessa experiência de pesquisa, desenvolveu, na UFRN, o projeto de extensão “Juventudes e violência” que tem como proposta prática rodas de diálogos e oficinas com os jovens de escolas públicas, da região norte da cidade de Natal, contribuindo para a visibilidade, fundamentação teórica e o enfrentamento da violência e da violação de direitos contra a população infantojuvenil do Rio Grande do Norte.

Programação

14 de agosto

14h – 18h – Minicursos:

– A potência da arte no território

– Teatro do Oprimido: jogos e intervenções

– Uso de metodologias criativas participativas para intervenção e pesquisa em

– Teorias criminológicas e cotidiano: como o senso comum sobre o crime autoriza a barbárie

– Juventude e Resiliência

19h – Intervenção artística do Slam das Minas e Conferência de abertura: A poética da (r) existência: direitos, artes e vivências das infâncias e juventudes. Conferencista: Toni Baptiste (SP) e mediação Ilana Paiva (RN).

15 de agosto

08h30h – Abertura (Intervenção artística)

09h – Mesa: Criminalização da Juventude: estratégias de enfrentamento à letalidade juvenil

14h – Mesa: Mídias e seus entrelaçamentos com as infâncias e juventudes

16h – Mesa: Diversidades em pauta: cenários das infâncias e juventudes

18h – Batalha do Conhecimento

16 de agosto

09h – Grupos de Trabalhos

14h – Encontro de grupos de pesquisa e lançamentos de livros

16h30h – Intervenção artística: Slam das Minas

17h – Mesa de encerramento: Participação Social Infanto-juvenil: espaços coletivos e pautas plurais em discussão

19h – Confraternização

 

Para mais informações, acesse:

Site do observatório

Facebook

Instagram