Flávio Dino
ADURN-Sindicato lamenta o fim do projeto “Na Trilha da Democracia” por conta da suspensão, por parte do Governo Federal, do desconto em folha da contribuição sindical dos docentes

Por Rebeca Souza

Com o tema “A defesa do Estado Democrático de Direito e a Reforma da Previdência”, o governador do Maranhão Flávio Dino realizou, nesta segunda-feira (17), uma palestra no Auditório da Reitoria Otto de Brito Guerra, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A palestra faz parte do projeto Na Trilha da Democracia, que está na sua 12º edição e oferece um ciclo de debates com personalidades nacionais, que possuem falas no âmbito social e democrático. O evento é organizado pelo ADURN-Sindicato, o SINDIPETRO-RN e a Frente Brasil Popular.

Dino relatou sobre a sua trajetória na política, seus projetos como governador e as dificuldades para trilhar na democracia no novo governo. “Meu empenho tem sido no sentido de procurar mostrar que nós precisamos ter, de fato, uma perspectiva frentista de união, para que a gente seja respeitoso com o povo que está sofrendo tanto com os retrocessos sociais que nós vivemos”, afirmou o governador maranhense.

Na coletiva de imprensa, o governador do Maranhão também falou sobre o apoio de todos os governadores do país com a proposta da reforma da previdência. Relatou que todos sempre tiveram uma atitude muito crítica com a proposta enviada pelo governo federal, já que contém uma série de medidas antissociais.

É válido lembrar que ainda neste semestre houve a criação de um documento com os nove governadores do nordeste, chamada Carta de São Luís. Segundo Dino,  “colocamos alguns pontos fundamentais para que houvesse condições mínimas para o diálogo em torno da proposta. Esses pontos percorrem desde a manutenção do benefício continuada para os idosos, a aposentadoria rural, a rejeição da capitalização, a manutenção das regras da seguridade social na constituição, além de outros itens” afirmou.

Pedro Paulo, policial civil que integra o movimento dos policiais antifascistas, mencionou em sua fala a grande importância do evento e o quanto a fala de Flávio Dino auxilia nas condutas no seu trabalho policial. “A gente está aqui para debater. Infelizmente existem poucas pessoas de excelência para falar sobre a política nacional e o projeto nos oferece a oportunidade de dialogar, ser instruído e tentar levar nosso movimento para outros lugares”, argumenta. Falando individualmente, Pedro também afirmou que torce para que Flávio Dino seja candidato da presidência e se alegra muito em ter conhecido o governador tão famoso do Maranhão.

Na Trilha da Democracia, com Flávio Dino

ÚLTIMA EDIÇÃO DO “NA TRILHA DA DEMOCRACIA”

Na sua 12º edição, o presidente do ADURN-Sindicato (Sindicato dos docentes da UFRN), Wellington Duarte, anunciou nesta segunda-feira (17) que esta foi a última edição do Na Trilha da Democracia.

O cancelamento do projeto é em virtude da suspensão dos efeitos da Medida Provisória 873, assinada por Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia Paulo Guedes, suspendendo o desconto em folha da contribuição sindical dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A medida foi editada na sexta-feira de carnaval, dia 3 de março, que tirou o direito dos docentes sindicalizados ao ADURN-Sindicato de terem suas contribuições voluntárias descontadas no contracheque. “Felizmente esse projeto foi um sucesso, mas agora estamos suspendendo o Na Trilha da Democracia. Portanto, pode ser a última edição hoje, exatamente para que possamos reavaliar tudo que está acontecendo nos recursos orçamentários dos sindicatos, para que posteriormente, caso a gente consiga, recuperemos o Na Trilha” anunciou Wellington.

O projeto teve início após o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2016, buscando promover a discussão de caminhos para continuar na trilha da democracia, da tolerância, do respeito às diferenças, da convivência democrática e solidária. “O sindicato trouxe 12 edições de personalidades tão importantes para o Brasil. O ADURN-Sindicato é pioneiro nisso e evidentemente estamos muito satisfeitos pelo que ocorreu e prometemos que assim que forem dadas novas condições, a gente retoma o projeto” encerrou Wellington Duarte.

CONVIDADOS DURANTE O PROJETO:

Paulo Henrique Amorim – jornalista
Guilherme Estrela – geólogo 
Márcio Pochman – economista, professor e pesquisador
Paulo Moreira Leite – jornalista
Jessé Souza – sociólogo, professor e pesquisador
Emir Sader – sociólogo, professor e pesquisador
Luís Nassif – jornalista
Dilma Rousseff – ex-gestora pública e presidenta deposta por um
Golpe de Estado.
Rodrigo Leão – pesquisador da área de petróleo
Leonardo Boff – teólogo e escritor
Jandira Feghali – deputada federal
Flávio Dino – governador do Maranhão