Por Layane Vilela

Entre os dias 30 de maio a 01 de junho, será realizada, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a segunda edição do simpósio Internacional de Pesquisa em Psicologia Transpessoal. O evento é organizado pela Associação Brasileira de Pesquisa em Psicologia Transpessoal (ABRAPET) com apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A ocasião marca os 40 anos da psicologia transpessoal no Brasil e terá sua abertura no auditório do Departamento de Educação Física. Serão três dias de atividades com seminários temáticos, mini-cursos de aprofundamento, 12 vivências, workshops e um fórum especial voltado a projetos com jovens e resiliência.

Para os pesquisadores do Nordeste , os 40 anos da psicologia transpessoal ensejam um momento de afirmação de identidade própria na qual é importante pensar de modo crítico e contextual. Sendo assim, defendem uma leitura crítica e descolonialista da transpessoal para o Brasil, considerando questões fundamentais como: Gênero, Classe, Raça e Periferias Urbanas.

Segundo a presidente da Associação Norteriograndense de Psicologia e Psicoterapia Transpessoal(ANPPT), Debora Diógenes , o evento é importante pois propiciará discussões e vivências como forma de esclarecer a prática da psicologia transpessoal. Além disso, será uma oportunidade de analisar o andamento das pesquisas sobre o tema no brasil e no exterior. E acrescenta: ‘’Nós vamos trazer todo o percurso da psicologia transpessoal durante esses 40 anos e fazer um balanço do que foi feito.  Fico muito feliz do nordeste, e nós daqui de natal podermos ter contribuído tanto para esse crescimento da psicologia transpessoal não só aqui no Brasil como no mundo’’.

Estarão no Simpósio mais de 30 profissionais brasileiros e estrangeiros como pesquisadores, professores, terapeutas e cientistas sociais. Dentre eles, alguns nomes: Aidda Pustilnik e Eliana Bertolucci pioneiras no estudo do tema, no Brasil. Os Palestrantes internacionais, Florent Pesquie e Philip Jeries. Os professores especializados em psicologia transpessoal, membros da ABRAPET, da Associação Norteriograndense de Psicologia e Psicoterapia Transpessoal(ANPPT) e da Rede Nordestina de Psicologia Transpessoal (RETRANS), Debora Diógenes e Marlos Bezerra. Além dos palestrantes, estudantes irão apresentar trabalhos voltados ao seguintes eixos: Educação e Espiritualidade; Saúde, Trabalho e Espiritualidade, Práticas Clínicas e Transpessoalidade .

As inscrições e dúvidas podem ser feitas pelo email: secretaria@2sippt.com.br e pelo whatsapp: (084)99658-4953. O ingresso para estudante é no valor de R$ 175 reais e para profissionais no valor de R$ 350. Os pagamentos podem ser realizados via transferência bancária ou à vista com Débora Cristina Diógenes – (84)99928-9983, Sophie (UFRN) – (84) 99667-4000, Luciana (UNINASSAU) – (84) 98816-4788.

Confira abaixo a programação:

Quinta-feira (30/05):

10:00 – Credenciamento.

15:00 – Workshop Pré-evento: Psicopatologia e clínica Transpessoal: olhares sobre a infância, adolescência e vida adulta com Aurino Ferreira e Gerardo Campana.

16:30 -Workshop Pré-evento: Resiliência e Psicologia Transpessoal: Implicações para a pesquisa e a clínica ampliada com Marlos Bezerra, Tatiana Brasil e Phillip Jeffries (RRC-Inglaterra).

18:00 – Reunião aberta da  Associação Brasileira de Pesquisa e Ensino em Psicologia Transpessoal (ABRAPET).

19:00 – Abertura oficial do evento  e Apresentação Cultural: Madrigal da Escola de Música da UFRN e Tigelas Tibetanas com Cris Nagahama.

20:00 – 40 Anos da Transpessoal no Brasil – Mesa comemorativa: Aidda Pustilnik,  Eliana Bertolucci, Aurino Ferreira (ABRAPET, UFPE), Débora Diogenes (ANPPT), Marlos Bezerra (UFRN, ABRAPET).

Sexta-feira (31/05):

Manhã:

08:00 – Seminários Temáticos:

  • Saúde Mental, Infâncias e corpos precarizados (Silas Silva, Nathalia Cavalcanti e Narjara Macedo) Coordenação Carmem Cavalcante do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH).
  • Raça, Sexualidades, gênero, classe e Juventudes Periféricas: Perspectiva interseccional e transpessoalidade (Sidney Silva, Emilly Mel e Aline Juliete) Coordenação Luana Cabral  do Observatório das Juventudes (OBIJUV).

09:00 Vivências – Constelações Sistêmicas (Selma Rodrigues); Meditação nos quatro elementos (Wagner Mata e Carlos Henrique Souza Cruz).

10:00 – Mini-curso: A experiência potencializadora de vida na perspectiva da psicologia integrativa de Ken Wilber  com Jose Clerton Martins/ Valéria Nogueira- UNIFOR)

10:00 – Fórum especial: Projetos culturais e juventudes – desafios na produção da resiliência (Marlos Bezerra, Fábio Presgrave e Atitude Cooperação , André Muniz, Renata Libório, Aurino Lima e jovens NEIMFA/Coque vive, Marcelo Pustilnik, Tatiana Brasil, Florent Pasquier e Lia Baron.

Tarde:

14:00 -Vivências: Educação Emocional (Mariana Arantes); Corpo e Movimento (Cida Dias); Autoimagem (Danilo Vieira).

14:00 – Neurociências e Clínica Transpessoal (Coord. Adriana Resende- UFRN).

14:00 – Aplicações clínicas da Ayahuasca  e Sonhos Lúcidos (Dráulio Araújo- videoconferência, Sidarta Ribeiro, Silas Silva)

15:30 – Memória e traumas: neurociência, desenvolvimento perinatal e respiração consciente- (Débora Diógenes e Gerardo Campana)

17:00 – Espiritualidade Laica e Transpessoalidade: Construindo caminhos de diálogo com  Geórgia Sibele (UFRN) , Djailton Cunha(UFPE) e Florent Pasquier(Paris IV).

Sábado (01/06):

Manhã:

8:00- Mini-curso com  Rebeca Toyama : Carreira, trabalho e organizações: O que universitários, recém-formados e até profissionais experientes precisam ponderar?

09:00 – Apresentação dos Trabalhos

  • Eixo 1: Práticas Clínicas e Transpessoalidade: Marlos Bezerra, Eliana Bertolucci e Silas Silva
  • Eixo 2: Educação e Espiritualidade: Aurino Ferreira, Djailton e Sidney Silva
  • Eixo 3: Saúde, Trabalho e Espiritualidade: Geórgia Sibele Nogueira da Silva, José Clerton Martins e Leonardo Xavier

10:00 – Vivências – Yoga e Níveis de consciência (Lourdes Von Sohsten); Integrando a luz e a sombra (Norma Alves); Mandalas: Caminho para o autodescobrimento (Débora Diógenes).

Tarde:

14:00 – Vivências – Alcançando o centro, alcançando a paz (Magali Fernandes); Arquétipos da tradição afro (Adriano Albino); Corpo e Consciência (Raquel Queiroz)

14:00 – Seminários  temáticos: Resiliência, Juventude e transpessoalidade.

14:00 – Espiritualidade, Resiliência e Cultura (Renata Libório (UNESP), Marlos Bezerra(UFRN) e Tatiana Brasil(UFPE))

14:00 Mini-curso com Claudio Azevedo: O Transtorno de Ansiedade e Respiração Consciente.

15:30 – Vivendo Direitos e superando violência: educação, novas tecnologias e espiritualidade (Aurino Ferreira (UFPE), Marcelo Pustilnik(UFSM) e Florent Pasquier( Paris IV))

16:00 – Mini-curso com  Nazilda Coelho: O Brincar: Suas simbologias e as técnicas transpessoais.

17:00 – Novas perspectivas e Pesquisas em Transpessoalidade (Leonardo Xavier, Djailton Cunha, Sidney Silva)

19:00 – Encerramento – Mahalila Café Apresentação musical: Dani Cruz.