Imagem: Yasmin Alves/Agência Fotec

Por Ana Flávia Amorim

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) receberá na próxima terça-feira (26) mais uma edição do projeto “Me explica, me ensina”. O evento é idealizado pelo  Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (Dllem), com o objetivo de assessorar a comunidade acadêmica e o público externo através de temas que gerem discussões. Neste mês, o projeto irá ser realizado no Instituto Àgora às 19h, contará com a presença do professor Dr. Ricardo Ojima e certificados da Pró-reitoria de extensão. As inscrições serão realizadas no dia do evento.

Com nove anos de atuação, o projeto acontece de três a quatro vezes por semestre. Normalmente são trazidos pesquisadores com novos olhares para as teorias que nem sempre são contempladas na matriz curricular dos cursos do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da UFRN. “O projeto tem a intenção de atualizar o pensamento crítico acadêmico e da comunidade em geral”, enfatiza Izabel Nascimento, organizadora do “Me explica, me ensina”.

O encontro irá abordar questões relativas ao método científico e serão discutidas algumas reflexões sobre as etapas da construção da produção deste método. O professor Dr. Ricardo Ojima tem a expectativa de que a mesa-redonda possa criar uma familiaridade da temática com a vida dos iniciantes no campo científico, além de estimular um pensamento crítico e uma atitude científica na prática cotidiana.

“É importante oferecer ao iniciante do campo científico alguns princípios fundamentais para a compreensão do seu objeto de estudo e do seu papel dentro do contexto acadêmico”, afirma Ricardo.