Jhonatan Yuri - Mais Guarapes Comunicação / Fotec UFRN

Mateus Emidio – Mais Guarapes Comunicação / Fotec UFRN

Fake News é uma expressão da língua inglesa que, traduzindo para o nosso português, significa notícias falsas.

Sabemos que o bairro Guarapes é um bairro pouco conhecido, mas conhecido por violência, onde podemos mudar a situação dando a nossa versão, falando sobre o bairro, dando o exemplo de que não só tem pessoas envolvidas na criminalidade, mas há também pessoas boas, humildes e com educação.

De certo que as Fake News surgem também em vários casos por preconceito ou discriminação. Vemos todos os dias o que o preconceito ou discriminação e, em outros casos, o bullying provocam: isolação e com a isolação vem a depressão e os pensamentos da doença; em última fase, o suicídio.

Para mudar isso temos que rever as notícias, onde podemos ter confirmação no Google, e pensarmos se é bom compartilhar notícias que não têm destinatário. E repensarmos sobre os nossos conceitos.

Saiba mais:

O texto e a fotografia foram produzidos pelos repórteres-colaboradores da agência Mais Guarapes Comunicação Mateus Emidio, estudante do 9º ano, e Jhonatan Yuri, 14, estudante do 7º ano da Escola Municipal Francisco de Assis Varela, sob a coordenação da Agência Fotec de Comunicação Experimental Multimídia após palestra sobre Fake News ministrada pelo professor de Comunicação Social e Doutor em Ciências Sociais Antonino Condorelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.