Por Allyne Paz

A manhã do próximo sábado, 15 de setembro, será diferente para alguns natalenses. Isso porque neste dia várias atividades voltadas para a conscientização ambiental serão realizadas na cidade. Em Natal, mais de 2,5 mil voluntários participarão de mutirões de limpeza e da campanha de conscientização ambiental.

A ação ocorrerá das 8h às 13h em oito pontos de concentração por toda a orla natalense como parte da programação do Dia Mundial da Limpeza, cujo objetivo é promover a mobilização de pessoas para a limpeza de suas cidades, sejam bairros, praças ou praias.

Uma das pessoas que participará da ação é Marilene Gomes Ferino, coordenadora do projeto Praia Limpa, responsável, nesta ação, pelo ponto da Praia do Meio e dos Artistas, que reunirá mais de 230 voluntários no mutirão.

Mary, como gosta de ser chamada, diz se sentir bem por contribuir para a preservação ambiental. “É uma sensação enorme de alívio e limpeza em saber que eu estou contribuindo para um planeta melhor, para um mundo melhor. Em saber que nós estamos ajudando o meio ambiente, e fazendo a nossa parte, salvando as vidas dos animais marinhos,  sabe?” , afirma Mary, que bastante feliz, finaliza: “Estamos salvando a nossa própria vida. Eu sinto mais do que sei falar”, conclui emocionada a voluntária que atua no projeto Praia Limpa há mais de três anos.

Qualquer pessoa pode participar dos mutirões, que demonstram a necessidade de conscientização de toda a sociedade para o descarte adequado de resíduos sólidos. Para participar, basta comparecer a algum dos oito pontos de concentração neste sábado (15).

Conheça os pontos de concentração dos mutirões em Natal: 

  1. Praia da Redinha I (em frente ao letreiro);
  2. Praia da Redinha II (em frente ao mercado);
  3. Praia do Forte (em frente a subida da ponte);
  4. Praia do Meio II (em frente a bíblia);
  5. Praia do Meio e Artistas (em frente ao clube Pâmpano, próximo ao posto de combustível);
  6. Praia de Miami e Areia Preta (em frente ao relógio do Sol);
  7. Ponta Negra I (Morro do Careca);
  8. Ponta Negra II (em frente ao Manary).

#SemanaMaresLimpos

Além do Dia Mundial da Limpeza, o mês de setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia, quando a Organização das Nações Unidas (ONU Meio Ambiente) promove no Brasil a campanha #SemanaMaresLimpos, entre os dias 16 a 24 deste mês.

Mais informações:

https://nacoesunidas.org/onu-convida-brasileiros-a-organizar-mutiroes-de-limpeza-de-praia/