Por Rebeca Souza

Entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, será realizado o II Seminário internacional patrimônio e religiões afro-brasileiras. Ocorrerá no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no auditório Ágora (setor de aulas II). O evento tem como intuito  compartilhar o resultado da pesquisa dos estudos. Contará também com a produção de conhecimentos sobre a temática cultura, memória e religião, pelo Grupo de Estudos Culturas Populares da universidade.

O I seminário, no ano de 2016, trouxe a questão da transnacionalização das religiões, tendo como ponto de partida o caso de migrantes religiosos locais. O projeto de pesquisa em andamento que estuda o acervo patrimonial do Centro Humilde de Caridade São Lázaro (Bairro das Quintas, Natal-RN) apresentará suas pesquisas. Para este ano, o intuito é levantar as questões que surgiram durante o processo de trabalho de 2018.

O evento reunirá professores, pesquisadores, estudantes, religiosos e demais interessados em discutir questões referentes às religiões afro-brasileiras. O foco é para todos aqueles que tenham reflexões sobre patrimônio, processos de patrimonialização, os acervos e arquivos das comunidades de terreiro.

Programação completa do II seminário internacional sobre religiões afro-brasileiras:

https://sipatrimonioafrobr.wixsite.com/2018