Foto: Marina Lopes.

Por Marina Lopes

A Biblioteca Central Zila Mamede ( BCZM) aproveita a 24ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da UFRN – Cientec, para contar um pouco mais de sua história e de seus serviços prestados à comunidade e aos universitários.

Neste ano, o projeto apresentado é: “UFRN e BCZM: 60 anos de história”, e tem como objetivo contar um pouco sobre a criação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) e da Biblioteca Central. “Algumas pessoas desconhecem o fato de que a BCZM foi criada um ano após a criação da UFRN. Não sabem, também, que a própria biblioteca já foi a antiga reitoria por três ou quatro anos. Então, trouxemos essa exposição para mostrar essa rica história que muitas vezes é esquecida”, conta Marjorie Amaral, 32, funcionária da BCZM.

Boa parte dos visitantes se surpreendem aos saberem de alguns serviços que a BCZM oferece, justamente por falta de conhecimento. “É impressionante como boa parte das pessoas desconhece nossos serviços, eles ficam surpresos muitas vezes, ao saberem, por exemplo, que existe o empréstimo de livros entre as bibliotecas dos campus da UFRN. E que essa solicitação é feita, justamente, pelo próprio aluno por meio do SIGAA”, afirma a funcionária.

O estande que encontra-se no pavilhão 4, número 59 e 60, traz também diversas atividades, como o jogo “Conhecendo a BCZM” que consiste em um quiz, com o intuito de divulgar os serviços oferecidos pela biblioteca. Há ainda o “Em busca do livro perdido”que é realizado uma vez por dia, e conta com a participação 3 ou 4 grupos que passarão por diversas fases, até que sobre apenas uma equipe vencedora que receberá como prêmio final uma cesta cheia de livros. Na saída da exposição, os visitantes ainda podem deixar mensagens em um painel, para a festa de 60 anos da Biblioteca Central que ocorrerá no ano que vem.

De acordo com Marjorie, a Cientec é uma ótima oportunidade da BCZM expor suas informações de uma maneira mais dinâmica e divertida, e também, dar visibilidade a esse local de grande importância para a UFRN.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais sobre as atividades realizadas na Cientec e no CBEU, continue acompanhando a Fotec nas redes sociais.

Instagram: @fotec (https://www.instagram.com/fotec/)
Facebook: https://pt-br.facebook.com/AgenciaFotec/

Confira a programação completa da Cientec em: https://bit.ly/2MzIMGq