Rebeca Neves

Por Rebeca Neves

O atrativo do professor Carlos Blaha, coordenador do projeto “Do genoma às proteínas através dos RNAs: Prontos para evoluir”, para convidar pessoas para o seu estande na Cientec é fazendo uma simples pergunta: Você já viu de tudo? A resposta óbvia que qualquer um pode dar é não. Não pode ser possível alguém já ter visto de tudo na vida. Prevendo essa resposta, ele continua: “Eu conheço algo que com certeza você nunca viu”. Com um estímulo a curiosidade desses é impossível não querer saber do que se trata.

Trata-se do projeto de monitoria integrada do Departamento de Biologia Celular Genética do Centro de Biociências. Os alunos e coordenadores realizam todos os anos um projeto de extensão, que nas palavras do professor Carlos, tem o objetivo de trazer para o público em geral algumas curiosidades sobre a biologia celular e a genética associando geralmente aos problemas de saúde humana. “Criamos a possibilidade de trazer a universidade a sociedade, e as pessoas que são o público alvo são todos, crianças, idosos, famílias. A universidade está fazendo 60 anos evoluindo, com isso mostramos que as células também estão sempre evoluindo junto com as pessoas. Trazemos essa expectativa que ninguém sabe como são as células, essas coisas não se veem a olho simples, essa é a intenção do projeto de monitoria”, explica o coordenador.

Sobre a experiência de fazer parte do projeto na Cientec, a aluna de farmácia e monitora Antônia Pereira relata que as crianças e os idosos foram os mais interessados em participar da atividade. “Nosso maior atrativo é mostrar as células as pessoas, mas também estamos falando sobre a anemia falciforme. Tivemos que mandar trazer mais lâminas devido a quantidade de pessoas que vieram. Eu acho muito legal, principalmente quando vem as crianças. Elas ficam “uau”, é muito fofo. As crianças foram as que mais gostaram, mas também vieram muitas pessoas idosas que aprenderam o que é célula agora, eles ficam “Meu Deus, isso sou eu?”, conta ela.

O estande encontra-se no pavilhão 3, número 50 e 51. Nele, além da explicação do que são as proteínas e bactérias, ainda é realizada a coleta de amostras da mucosa dos participantes e sua disposição em lâminas de microscópio para observação da sua estrutura.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais sobre as atividades realizadas na Cientec e no CBEU, continue acompanhando a Fotec nas redes sociais.

Instagram: @fotec (https://www.instagram.com/fotec/)
Facebook: https://pt-br.facebook.com/AgenciaFotec/

Confira a programação completa da Cientec em: https://bit.ly/2MzIMGq