Crianças aprendem a lidar com reciclagem
Allyne Paz

Por Allyne Paz

A preocupação com o meio ambiente também está presente na 24ª edição da CIENTEC que ocorre de 28 a 30 de junho. A prova disso são estandes dedicados a melhorar a relação do ser humano com a natureza por meio do descarte adequado de resíduos sólidos. Um desses projetos é o Projeto Vida, da Escola Lápis de Cor, que, com o intuito de desenvolver o conhecimento sócio-científico, crianças de 6 a 8 anos aprendem brincando enquanto cuidam da natureza.

As crianças participantes do projeto possuem a oportunidade de conscientização à preservação da natureza e utilizam a ciência para resolverem problemas do dia-a-dia deles. O projeto teve início no final de fevereiro deste ano e a participação no projeto permitiu um melhor desempenho dos alunos.

Para o educador André Carvalho, 41, o projeto também serviu para fortalecer vínculos e melhorar o envolvimento das crianças na sala de aula. Como também, serviu para trabalhar com o foco, pois, segundo André, comumente as crianças dispersam e não finalizam suas atividades: “nessa faixa etária, as crianças são superestimuladas, então, elas querem fazer tudo ao mesmo tempo e acabam desistindo. Um desafio que eu tenho aprendido é fazer com que as crianças foquem e consigam concluir os projetos, e está dando certo”, explica.

Além disso, o professor sabe que é um desafio a interação da parte lúdica e criativa com a natureza, porém, está feliz com o resultados alcançados pelos estudantes.

Um dos projetos desenvolvidos foi o da “lixeira ecológica”, no qual os alunos identificaram lixo na escola que poderia ser retirado pelo projeto e aprenderam sobre o destino e reutilização desse resíduo. Os estudantes passam com um patinete pela escola, separando cada tipo de lixo: orgânico, papel ou plástico.

Além desse projeto, foi desenvolvido a cisterna de água da chuva. Os alunos perceberam ambientes com acúmulo de água na escola e não havia aproveitamento dessa água vinda do telhado. Então, os estudantes fizeram a cisterna e a água recolhida agora serve para aguar as plantas. Os alunos estão buscando outras ideias de projetos. Para o futuro, pensam na elaboração de uma horta feita por eles com a utilização da água da chuva, como também utilizar o lixo para reciclar e transformá-los em brinquedos.  

Com um sorriso no rosto, o jovem João Gabriel, 6, apresenta o projeto desenvolvido e afirma que o projeto ajuda a diminuir o lixo da Natureza. E ao ser questionado da importância de recolher o lixo, Gabriel responde “porque o mundo fica mais limpo e tem mais vida”, conclui. Gabriel só possui seis anos e já entende a importância do cuidado com a natureza e mudou seus comportamentos diante essa situação. Essa mudança gera um mundo melhor. Um mundo mais sustentável e mais vivo.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais sobre as atividades realizadas na Cientec e no CBEU, continue acompanhando a Fotec nas redes sociais.

Instagram: @fotec (https://www.instagram.com/fotec/)
Facebook: https://pt-br.facebook.com/AgenciaFotec/

Confira a programação completa da Cientec em: https://bit.ly/2MzIMGq