Por Virgínia Fróes

Além da famosa Cientec, que este acontece durante a comemoração dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a UFRN sedia também o 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que vai até o próximo sábado (30). O evento, realizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), recebe congressistas das mais diversas áreas e de todo o Brasil. Alunos, professores, orientadores e estudiosos apresentam o resultado dos seus projetos de extensão através de banners, oficinas e mesas redondas.

O grupo de estudantes de medicina da UFRN composto por Diego Amorim, Pedro Ávila, Renata Bezerra, e seu orientador, o professor José Hipólito, participam do CBEU pela primeira vez, apresentando seu banner sobre a Liga Acadêmica de Urologia, uma das especialidades do curso. “Esse evento é uma grande oportunidade de divulgar os trabalhos da Liga e dos laboratórios de urologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)”, disse Renata.

O professor José Hipólito acrescenta que o CBEU “também permite o desenvolvimento da interdisciplinaridade, onde os alunos podem ter contato com outras áreas além da saúde, agregando diferentes experiências em pesquisas e trabalhos”. O docente explicou ainda que as apresentações também enriquecem o currículo dos futuros médicos, sendo uma ótima maneira de estudar para as provas de residência.

Fernanda é uma das coordenadoras de sala que avalia os trabalhos apresentados em banners durante o CBEU. Natural de São Paulo, ela é especialista na área da Educação e conta que está aproveitando muito a experiência de um congresso nacional. “É um momento importante e que possibilita integração e conhecimento”, afirmou. Além de acompanhar as avaliações, Fernanda também apresentará seu projeto de extensão sobre a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia que acontece no Instituto Federal de São Paulo.

A estudante Jamile Castro dos Santos é outra que apresentou seu trabalho nesta edição do CBEU. A aluna de educação reside em uma comunidade quilombola em Santarém, no estado do Pará, e apresentou os resultados de seu projeto de extensão, que levou um espaço de leitura à Aldeia Nova Vista, comunidade indígena localizada às margens do Rio Arapiuns, também em Santarém. Jamile fala com orgulho e alegria do projeto, que hoje possui mais de 400 livros disponíveis para incentivar a leitura entre os alunos e habitantes da comunidade. “No projeto, as crianças também têm acesso a livros da cultura indígena, para que eles possam ver como estão sendo representados na literatura infantil e perceberem que o que está escrito está dentro da realidade que eles estão vivendo”.

A professora orientadora Ariadne Rocha, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), veio acompanhada de sua turma do projeto Laboratório de Extensão, composta por 60 alunos e 5 professores da instituição, que apresentarão diversos trabalhos durante o CBEU. O projeto orientado por Ariadne foca em adquirir conhecimentos através do ensino e pesquisa e utilizá-los para o desenvolvimento da comunidade através da extensão. Em companhia do pró-reitor de extensão da UEMA, Paulo Catunda, a professora também deu sua opinião a respeito do beneficio desse tipo de projeto apresentado durante o congresso e como pode aproximar o aluno de outras realidades diferentes da sua, adquirindo dados mais concretos para a pesquisa e trabalhando em problemas para a melhoria da sociedade como um todo. “É uma experiência única, tanto para alunos quanto para pesquisadores”, garantiu.

O evento acrescenta muito também a quem trabalha nele. Henrique Moraes, bolsista da Cientec, trabalha na recepção do evento no pavilhão 2, e é responsável por orientar os congressistas sobre seus setores e locais de apresentação. Como estudante de Turismo, ele afirmou que o CBEU “é uma ótima experiência para ter contato com pessoas de todo o país, conversando e aprendendo mais sobre elas e de onde vêm”.

MAIS INFORMAÇÕES

Para saber mais sobre as atividades realizadas na Cientec e no CBEU, continue acompanhando a Fotec nas redes sociais.

Instagram: @fotec (https://www.instagram.com/fotec/)
Facebook: https://pt-br.facebook.com/AgenciaFotec/

Confira a programação completa da Cientec em: https://bit.ly/2MzIMGq