A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou, nesta quarta-feira (25), a 23ª edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec). Embora tenha começado oficialmente às 8h da manhã, trabalhadores, alunos, professores e voluntários se empenhavam nos preparativos finais da estrutura e conclusão dos estandes.

A estrutura da Cientec em 2017 é a mesma que o ano passado, segundo pró-reitora de Extensão da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes. A feira conta, com 4 pavilhões, 88 estandes, palco, praça de alimentação, Fazendinha, Planetário, área de slackline, além de um sistema de apoio com Posto Médico e Corpo de Bombeiros.

A maior parte do evento concentra-se na Praça Cívica da universidade, onde estão instalados os pavilhões e comitês de organização. Há programação também nos centros e departamentos do campus, onde acontecem palestras e mesas redondas.

Sob o tema “Equações criativas, soluções para a vida”, a organização do evento repete a dinâmica dos anos anteriores onde cada pavilhão abarca áreas específicas: “Integração”, “Pôsteres”, “Ciência e Saúde” e “Educação e Tecnologia”, respectivamente. “Nossa expectativa é que a Cientec receba este ano entre 20 a 25 mil pessoas em cada um dos dias de evento, totalizando uma estimativa de 60 mil visitantes”, afirmou a pró-reitora de Extensão.

A Cientec 2017 é um evento com duração de três dias – de 25 a 27 de outubro, e além do cunho educacional e recreativo, também desempenha papel social ao propor a aproximação do público com a universidade enquanto ambiente físico, como também local de inclusão.